Fotografia e Arquitetura: Pedro Pegenaute

Temos procurado mostrar obras da melhor qualidade possível, trabalho que seria impossível sem o apoio dos fotógrafos de arquitetura que colaboram conosco. Por isso damos continuidade a nossa seção para contar mais sobre eles que tem um papel crucial em trazer as obras até os nossos por leitores, e conhecer mais sobre seu trabalho, sua técnica e, se por acaso, alguém precise de um fotografo de arquitetura.Hoje deixamos vocês com Pedro Pegenaute, fotógrafo freelance espanhol, que trabalhou com Rafael Moneo, Patxi Mangado e BAAS, entre outros.

Pavilhão Ponte Expo´08 Zaragoza, Zaha Hadid © Pedro Pegenaute

1. Quando e como começou a fotografar arquitetura?

Comecei em 2004. Naquela época trabalhava como arquiteto técnico em um escritório de arquitetura em Madri. Minha paixão era a fotografia.

Meus chefes estavam cientes disso, e me ofereceram a oportunidade de realizar uma reportagem fotográfica de uns escritórios que tinham acabado de finalizar. Até aquele momento nunca nem tinha pensado que pudesse gostar desse tipo de fotografia. Foi uma boa experiência, e a eles também agradou. Comecei então a pensar que a fotografia de arquitetura podia ser um bom trabalho.Decide mudar de trabalho e de cidade, e assim fui. Aterrissei em Barcelona.

Pavilhão Espanha Expo´08 Zaragoza, Mangado © Pedro Pegenaute

2. Você é arquiteto?

Arquiteto Técnico. Estudei na Universidade de Navarra. Não exerço como tal, mas me abriu muitas portas.

3. Por que gosta da fotografar  arquitetura?

Considero-me um tipo tranquilo, e gosto de observar o “motivo” sem que o tempo faça falta….e os edifícios, por enquanto, não se movem. Assim, a observação e a composição são a chave para ir-se além do técnico e o descritivo, e chegar à interpretação do edifício. Isso é o mais interessante, que o fotógrafo com sua forma de ver o edifício contribui mais do que aquilo que se vê à primeira vista, deixando assim sua assinatura em cada fotografia. É uma fotografia reflexiva, ao natural… e sutil.

Igreja de San Jorge, Tabuenca y Leache © Pedro Pegenaute

4. Arquiteto favorito?

Não tenho.

5. Obra favorita?

A que está pensada para o uso e desfrute das pessoas.E que ao mesmo tempo, seja realizada com gosto, critério e com respeito ao entorno no qual está inserida.

Cidade da Justiça Barcelona, David Chipperfield © Pedro Pegenaute

6. Como trabalha?

Trabalho por encomenda do arquiteto na maioria das vezes. E então a reportagem; tanto minha equipe como o arquiteto, passamos para revistas, sites de arquitetura, etc… Para sua publicação. Também realizo reportagens fotográficas por minha conta, e posteriormente, vendo as fotos aos arquitetos, meios de comunicação, etc… se lhes interessa é claro. Às vezes são as próprias revistas que me contatam, porque sabem que fiz fotos de um edifício que eles tem interesse em publicar. 

Concluindo, a publicação das fotografias não é a única parte do processo de trabalho, mas também a finalidade do mesmo. No final das contas, o sentido da Fotografia de Arquitetura é a difusão da arquitetura pelo mundo.

Museu Can Framis, BAAS © Pedro Pegenaute

7. Que equipamento e software você usa?

Canon EOS 1ds Mark II com lentes descentrais, angulares, etc… e Adobe Photoshop.

 

 

 

Sobre este autor
Cita: Marina de Holanda. "Fotografia e Arquitetura: Pedro Pegenaute" 09 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-58443/fotografia-e-arquitetura-pedro-pegenaute> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.