Escritórios Digital Bond / Álvaro Benítez + NEIM Arquitectos Asociados

© Álvaro Benítez

O trabalho consiste em desenhar e construir os novos escritórios da Digital Bond, uma empresa de marketing digital. Segundo sua própria definição, a empresa é uma grande equipe que interage constantemente, sem divisão por áreas e onde o trabalho é desenvolvido de maneira horizontal, onde a soma de pessoas gera uma inteligência coletiva maior. Tanto o crescimento futuro da equipe como a necessidade de espaços para eventos requeriam flexibilidade no uso dos espaços.

© Álvaro Benítez

A planta livre a se intervir é composta de dois escritórios no nível subterrâneo que se unem ao retirar uma divisória. As condições de iluminação natural do espaço são muito limitadas. Um setor é completamente opaco, sem vistas nem iluminação em seu perímetro, enquanto o setor de maior tamanho recebe iluminação norte numa frente de apenas 10m de comprimento graças a um pátio exterior.

© Álvaro Benítez

Junto com estas restrições, o trabalho foi baseado num pressuposto de “chave na mão”, no qual a obra deveria incluir a remodelação total e o equipamento do mobiliário do escritório desenhado e construído, por um custo de não ultrapassasse 54 dólares/m². Os requerimentos de espaço do cliente consistiram em quatro escritórios fechados, 18 postos de trabalhos, três salas de reunião para diferentes necessidades, uma recepção e uma área de reunião informal.

Planta

Dadas as condições do pedido, o projeto se propõe a cumprir os requerimentos do cliente potencializando a amplitude de um grade espaço de trabalho em planta livre que permite múltiplos usos e uma melhor distribuição da iluminação natural. Em primeiro lugar, são locados os recintos de uso esporádico nas zonas mais escuras da planta e os usos de maior permanência e mais abertos nas áreas que recebem maior iluminação natural. Isto assegura que apesar da condição subterrânea e a pouca luz que a planta recebe utilizará o mínimo de iluminação artificial.

© Álvaro Benítez

Os equipamentos de climatização e as instalações em geral estão concentrados na circulação principal, através de um forro de lâminas de madeira. Isto libera o resto dos tetos, permitindo a ocupação máxima do piso ao teto. Além disto, há as liberdades propiciadas pela circulação em anel e a flexibilidade do uso que é dada pelo mobiliário dos postos de trabalho.

© Álvaro Benítez

Estas grandes mesas são articuladas num ponto próximo às paredes, permitindo duas posições: horizontal na situação de trabalho e vertical liberando o solo. Isto permite várias configurações, desde um chão liberado para eventos até a possibilidade de alterar o tamanho de equipes.

Ficha técnica:

  • Arquitetos: Álvaro Benítez + NEIM Arquitectos Asociados
  • Ano:
  • Área construída: 308 m²
  • Endereço: Av. Holanda, Providencia Santiago Chile
  • Tipo de projeto: Interiores
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Av. Holanda, Providencia, Santiago, Chile
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: Álvaro Benítez + NEIM Arquitectos Asociados
  2. Equipe: Alvaro Benitez, Pedro Hoffmann, Sebastián Mundi, Soledad Pérez Martínez
  3. Vídeo: Soledad Pérez Martínez
  1. Cliente: Kitcorp
  2. Ano de Construção: 2011

 

 

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Escritórios Digital Bond / Álvaro Benítez + NEIM Arquitectos Asociados" 07 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-58167/escritorios-digital-bond-alvaro-benitez-mais-neim-arquitectos-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.