Lyric Theatre Belfast / O’Donnell & Tuomey Architects

© Dennis Gilbert

O Lyric Theatre está em um terreno inclinado na junção entre a malha de paralelepípedos da rua da Belfast  e o parque do Rio Lagan. O projeto de arquitetura foi desenvolvido em reposta às condições urbanísticas e da paisagem da área. O terreno do edifício era bastante restrito e de forma irregular. O orçamento era extremamente limitado. Todos os materiais do edifício foram selecionados para suportar e resistir ao tempo.

© Dennis Gilbert

O novo edifício substitui uma precária estrutura construída na década de 60. O prédio é um resultado de um concurso arquitetônico aberto, que aconteceu em maio de 2003, e oito anos de imersão no complexo processo de levantamento, projeto, arrecadação de fundos, demolição e construção.

© Dennis Gilbert

O skyline exibe os principais elementos da produção teatral, volumes sólidos, fechados à vista. Espaços sociais transparentes são articulados ao redor das formas fixas do Auditório, Estúdio e Sala de Ensaio. Três caixas de tijolos, isoladas acusticamente, fazem parte do sistema de circulação, como pedras em um riacho. Existem três pontos diferentes de acesso, um para caminhões, e dois para pessoas, todos ligados a ruas existentes.

© Dennis Gilbert

O Auditório é uma única parábola, que corre contra a inclinação do terreno, com a área de serviços em um nível abaixo. O esquema espacial maximiza as linhas visuais e gera intimidade, com a sensação de que os atores estão na mesma sala que o público. O layout dos assentos é organizado ao longo uma linha entre duas entradas.

Planta pavimento 3

O piso de madeira dobra-se ligeiramente em planta e seção, como uma mão aberta, para segurar o corpo do publico, focado no palco e sem a vista de um do outro. O forro de madeira acomoda os requerimentos, às vezes conflitantes, da iluminação e acústica do palco.

© Dennis Gilbert

O Estúdio é um “espaço vazio” de 6 metros de altura. Seu layout flexível prevê várias possibilidades de performance. O estúdio tem uma janela que permite uma ocasional comunicação visual entre a rua e as atividades teatrais.

© Dennis Gilbert

A Sala de Ensaio tem suas dimensões referenciadas no palco principal e no estúdio. A sala está acima do Bar, com vistas para o rio, acima dos topos das árvores. A acústica dessa sala permite recitais e leituras.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:O’Donnell & Tuomey Architects
  • Ano:
  • Área construída: 5500 m²
  • Endereço: River Lagan Belfast Irlanda
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Operação projetual:Revitalização
  • Status:Construído
  • Materialidade: Tijolo e Madeira
  • Estrutura: Tijolo
  • Localização: River Lagan, Belfast, Irlanda
  • Implantação no terreno: Isolado
  1. Ano término: Maio 2011

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Lyric Theatre Belfast / O’Donnell & Tuomey Architects" 06 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-57955/lyric-theatre-belfast-odonnell-e-tuomey-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.