Escritórios CPT / Rodrigo Araya Manzanares

© Juan Eduardo Sepúlveda Grazioli

O crescimento eminente da empresa e o desaparecimento de suas instalações em Talcahuano após o terremoto-tsunami que atingiu a costa chilena em 27 de Fevereiro de 2010 fizeram necessária a criação de um novo edifício corporativo capaz de integrar eficientemente as dependências da empresa que estavam, até agora, fisicamente desconectadas.

© Juan Eduardo Sepúlveda Grazioli

O projeto consistiu na criação de um edifício com simplicidade e eficiência como parâmetros de desenho, o que refletiu os princípios da empresa de acordo com seu contexto geográfico.

Planta pavimento térreo

O edifício, localizado em um bairro industrial, consiste em um volume em L, consolidando a quina norte-oeste com uma construção de dois pavimentos e planta livre. A ausência de barreiras estende o espaço público. Assim, o edifício estabelece os limites. Um segundo volume é incorporado ao pátio, determinando uma área de estacionamento.

© Juan Eduardo Sepúlveda Grazioli

O edifício principal é elevado por uma base que nivela as diferenças do solo, destacando o acesso que acontece na intersecção dos dois volumes através de uma grande abertura e duas rampas que conectam os diferentes níveis. Ambos os edifícios são abertos para o lado nordeste com o intuito de aumentar a quantidade de luz natural e ganho de calor, dada à localização geográfica onde o clima é chuvoso e nublado na maior parte do ano.

© Juan Eduardo Sepúlveda Grazioli

O edifício incorpora ainda uma segunda pele de madeira que diminui o aquecimento e a entrada de luz durante o verão. A madeira foi pensada como o material predominante nos acabamentos externos e interiores, de forma a reconhecer que este é um dos elementos mais marcantes da arquitetura da região.

© Juan Eduardo Sepúlveda Grazioli

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Rodrigo Araya Manzanares
  • Ano: 2011
  • Área construída: 5300 m²
  • Tipo de projeto: Industrial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Puerto Montt, Chile
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Rodrigo Araya Manzanares
  2. Equipe de projeto: Gerardo Beyer, Fernando Sánchez
  3. Construção: Jaime Jiménez y Cia Ltda.

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Escritórios CPT / Rodrigo Araya Manzanares" 03 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-57334/escritorios-cpt-rodrigo-araya-manzanares> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.