1° Lugar - MÉCA: Maison de l’Économie Créative et de la Culture em Aquitaine / BIG

A equipe liderada por BIG e com a colaboração de FREAKS freearchitects, dUCKS scéno, Khephren Ingénierie, VPEAS, ALTO Ingénierie, Vincent Hedont, PBNL, Mryk & Moriceau, venceu o concurso para o projeto de um novo centro cultural de 12.000m² ao longo da margem do rio de Bordeaux, mesclando três instituições culturais em um único edifício. Mais imagens e o boletim completo a seguir.

Cortesia BIG

A nova Maison de l’Économie Créative et de la Culture em Aquitaine, MÉCA, localizada na histórica margem do rio em Bordeaux, abrigará três agências regionais de artes visuais e performáticas, FRAC, ECLA e OARA em uma única instituição. O Conselho Regional de Bordeaux selecionou a equipe vencedora em meio às propostas do SANAA, do escritório de Toulouse W-Architectures e do escritório de Bordeaux FLINT.

Cortesia BIG

A proposta do BIG organiza o novo centro de arte contemporânea, a instituição de artes performáticas e o centro para literatura e filmes em torno de um espaço público aberto para a cidade de Bordeaux e para o rio Garonne.

Cortesia BIG

O edifício é concebido como uma única sequência de espaço público e instituições culturais conforme o piso do passeio se eleva para formar a cobertura dos salões principais, ascendendo-se verticalmente ao longo da torre de OARA, atravessando o passeio em forma de ponte com as galerias naturalmente iluminadas de FRAC e retornando mais uma vez verticalmente ao solo nos arquivos de ECLA, reunindo com o passeio ao longo do rio.

Cortesia BIG

Quando uma região ou uma cidade investe milhões em uma nova grande instituição cultural – normalmente acaba beneficiando apenas alguns poucos informados que já se interessavam pelas artes. A MÈCA não só derrama suas atividades sobre o campo público e o ambiente urbano, mas também convida o público a passear entorno de, por, sob e sobre o novo portal cultural. Ao convidar a arte para dentro da cidade e a cidade para dentro da arte, a MÉCA proporcionará oportunidades para novos híbridos de vida social e cultural para além das definições específicas de suas partes constituintes.” Bjarke Ingels, sócio fundador do BIG.

Cortesia BIG

O ambiente urbano permite que a vida diária de Bordeaux flua através do enquadramento generoso ao longo do passeio, inserindo a arte dentro da cidade e a cidade dentro do edifício. As múltiplas rampas e escadas criam uma instituição que é publicamente acessível e acolhedora em seu interior assim como no exterior. O ambiente urbano e o uso informal das escadas como arquibancada farão da MÉCA um espaço animado e uma extensão natural da vida ao longo da rua Quai de Paludate e do novo passeio. Durante festivais ou outras ocasiões especiais na cidade, a parte externa da MÉCA pode ser transformada em um palco para concertos externos, espetáculos teatrais e instalações de arte.

Cortesia BIG

O ambiente urbano é, ao mesmo tempo, uma moldura para obras de arte, um palco para performances, uma sala de projeção para mídias e, talvez o mais importante, um ambiente aberto para a vida urbana de Bordeaux invadir e se envolver com as artes.”, Andreas Klok Pedersen, Sócia responsável, BIG.

Cortesia BIG

Articuladas para acomodar as proporções dos espaços de performance, as exigências dos bastidores, os arquivos e as galerias de arte, o edifício é adequado às necessidades e aos desejos dos inquilinos individualmente, enquanto se funde para formar um único quadro urbano. O edifício e o passeio são revestidos por limestone que está presente na maior parte da arquitetura de Bordeaux. Como se esculpido pelo mesmo material como a própria cidade – a pedra é passeio e fachada, escada e terraço, cobertura e teto tudo junto.

Cortesia BIG

As três entidades regionais que compõem o programa são idiomáticas para o meio do público francês de apoiar e promover cultura por todo seu território. Trabalhando no edifício da MÉCA em Bordeaux é uma grande ocasião para cruzar pontos de vista e equilibrar referências internacionais com questões locais.” Guillaume Aubry, Cyril Gauthier & Yves Pasquet, sócios fundadores do FREAKS freearchitects.

Cortesia BIG

Ficha técnica:

  • Arquitetos:BIG
  • Ano: 2012
  • Área construída: 12350 m²
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: BIG
  2. Responsáveis: Bjarke Ingles, Andreas KloK Pedersen
  3. Coordenador de projeto: Gabrielle Nadeau
  4. Arquiteto de projeto: Jan Magasanik
  5. Equipe: Édouard Champelle, Lorenzo Boddi, Yang Du, Karol Borkowski

Informação Complementar:

  1. Colaboradores: FREAKS freearchitects, dUCKS scéno, Khephren Ingénierie, VPEAS, ALTO Ingénierie, Vincent Hedont, PBNL, Mryk & Moriceau, Ph.A

 

 

 

  1. Cliente: Conselho Regional de Aquitaine

Text Message Html

Cita: Fernanda Britto. "1° Lugar - MÉCA: Maison de l’Économie Créative et de la Culture em Aquitaine / BIG " 02 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-57165/1-graus-lugar-meca-maison-de-leconomie-creative-et-de-la-culture-em-aquitaine-big> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.