Parque de Sa Riera / Ravetllat Ribas Arquitectos

© Mandarina Creativos

A transformação do canal de fluxo e do seu ambiente num parque urbano supõe para o futuro da cidade um importante incremento de zona verde. Isso poderia aumentar ainda mais no futuro com a incorporação de novos espaços atualmente com usos obsoletos, configurando o maior parque urbano da cidade de Palma.

Planta

O parque foi planejado como uma grande zona verde, com áreas brandas e com a capacidade de compatibilizar usos próprios de um parque com eventos pontuais da cidade como festas, concertos ou feiras.

© Mandarina Creativos

O novo parque, situado no meio da cidade, supõe uma interrupção na continuidade da trama urbana, devido não somente à sua dimensão, mas também à topografia dos caminhos. Para potencializar sua qualidade de reserva verde, o tráfego rodoviário se reserva ao perímetro do parque e abaixo de uma das ruas laterais está localizado o estacionamento subterrâneo.

© Mandarina Creativos

Rejeitada a possibilidade de cobrir o leito do córrego, é aproveitada sua presença para estruturar o parque em seu eixo longitudinal. A secção se amplia progressivamente e gera uma sequencia gradual de aproximações ao leito da ribeira.

© Mandarina Creativos

O projeto trabalha a partir de cortes, desde o curso da água até as ruas que limitam o recinto construindo a transição entre parque e cidade, e aproximando os níveis do parque à cota mais elevada da cidade. Ao leito do rio é dada uma secção assimétrica que se abre com taludes verdes à esplanada superior do parque.

© Mandarina Creativos
© Mandarina Creativos

A concretização do parque é organizada a partir da manipulação de imagens de espaços naturais e rurais que são introduzidas na cidade, tirando proveito da contraposição natural-artificial. Um bosque mediterrâneo geometrizado ocupa os níveis superiores, como observatórios sobre o resto do parque.

Diagramas vegetação 3

As zonas intermediárias se ocupam com terraços criados a modo de cultivos agrícolas. A esplanada inferior acolhe os programas mais específicos como zonas de jogos, recintos para bares ou uma fonte monumental.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Ravetllat Ribas Arquitectos
  • Ano: 2003
  • Área construída: 29000 m²
  • Endereço: Sa Falca Verda. C/ Salvador Dalí, Camí de Jesús, C/ Andreu Torrens Palma de Maiorca Espanha
  • Tipo de projeto: Paisagismo
  • Status:Construído
  • Materialidade: Pedra
  • Estrutura: Pedra
  • Localização: Sa Falca Verda. C/ Salvador Dalí, Camí de Jesús, C/ Andreu Torrens, Palma de Maiorca, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Ravetllat Ribas Arquitectos / Pere Joan Ravetllat, Carme Ribas, Manuel Ribas Piera, Carles Casamor, Marta Gabàs, Anna Ribas
  2. Colaboradores: Ares Gabàs, Carles Oliver, Olga Schmid, arquitetos, GECSA Engenharia, instalações
  3. Construtor: UTE NECSO – Dalmau – Electrotècnia E.ROIG
  1. Promotor: Prefeitura de Palma de Maiorca
  2. Orçamento: 24.580.000 €
  3. Ano final de obra: Abril 2007

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Parque de Sa Riera / Ravetllat Ribas Arquitectos " 30 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-56924/parque-de-sa-riera-ravetllat-ribas-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.