Cadeiras Nóize / Estúdio Guto Requena

 

As cadeiras Nóize, desenvolvidas pelo Estudio Guto Requena, foram concebidas digitalmente a partir da mescla do som captado nas ruas de São Paulo com ícones do design brasileiro.

Cortesia Estúdio Guto Requena

A cadeira Girafa, de autoria da Lina Bo Bardi, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, a cadeira Oscar, do Sérgio Rodrigues e a cadeira São Paulo, do Carlos Motta foram modeladas em plataforma digital 3D reproduzindo fielmente seu modelo físico.

Lina na Santa Efigenia

A partir de uma programação computacional feita pelo Estudio Guto Requena, com uso da linguagem Processing, deformou-se esse modelo digital através da sua fusão com o arquivo de áudio coletado em três locais diferentes em São Paulo: Grajaú, Cidade Tiradentes e Santa Ifigênia. O resultado é uma cadeira-manifesto, que para além do ato de sentar, instiga à reflexão.

Sergio Rodrigues no Grajau

O arquivo digital resultante desse processo foi enviado via internet para a Bélgica, diretamente para uma máquina de impressão 3D. Após a impressão das três cadeiras, elas foram enviadas para o Brasil.

Carlos Mota na Cidade Tiradentes

Vozes da cidade, ruídos da periferia e ressonâncias do concreto, desconstroem clássicos do mobiliário brasileiro, onde o que importa não é o resultado estético das peças, mas o seu processo de design.

Cortesia Estúdio Guto Requena

São Paulo é uma cidade linda. Não-obvia, complexa e diversa, se faz interessante ao receber diferentes povos, credos e culturas sem preconceito, miscigenada, improvisada, surpreendente, irônica, colcha de retalhos repleta de belezas escondidas. Apaixonar-se por ela é uma questão de sobrevivência.

Cortesia Estúdio Guto Requena

As 3 peças desenvolvidas pelo Estudio Guto Requena para esta exposição buscam assimilar as belezas de São Paulo, especialmente aquelas fora do eixo, numa experimentação numérica com ruídos, desconstrução e mixagem, a partir das novas possibilidades trazidas com as tecnologias digitais.

Desenvolvidas à convite da Galeria + Coletivo Amor de Madre, para a exposição #FUIPARASPELEMBREIDEVC
Local: Rua Estados Unidos 2186 – São Paulo – SP
Exposição de 27/06/12 à 31/07/12

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Estúdio Guto Requena
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: Mobiliário
  • Status:Projeto
  • Materialidade: Plástico
  • Estrutura: Otro
  • Localização: Sao Paulo, Brasil

Equipe:

  1. Design: Estudio Guto Requena
  2. Equipe Estudio Guto Requena: Tatiana Sakurai, Paulo de Camargo, Lucas Ciciliato, Ricardo de Oliveira Lima, Lucas Miller, Marina Grassi, Vitor Reis, Marcos Alexandre da Silva.

Informação Complementar:

  1. Desenvolvimento: Henrique Stabile
  2. Engenheiro de Programação: Thiago Hersan
  1. Fabricação: Materialise
  2. Série: Peça única
  3. Dimensões: 40cm x 44cm x 79 cm (h) DESCRIÇÃO TÉCNICA: Impressão 3D em ABS

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Cadeiras Nóize / Estúdio Guto Requena" 02 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-56895/cadeiras-noize-estudio-guto-requena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.