Cais da Fontinha / Alexandre Burmester Arquitectos Associados

© Cortesia de Alexandre Burmester Arquitectos Associados

Os armazéns estão localizados na estrada ribeirinha, voltados para o Rio Douro. Dada à largura da estrada, eles são quase parte do rio. Estão situados no Cais de Capelolvens, no meio do caminho entre a ponte D. Luís e a ponte Arrábida. Eles formam um ângulo com a rua Viterbo de Campos, uma via estreita por trás das construções e que também servem de acesso aos degraus das Escadas das Fontaínhas.

© Cortesia de Alexandre Burmester Arquitectos Associados

Em geral, os edifícios eram altamente degradados e apenas as paredes e as estruturas foram renovadas. O projeto de reforma para os armazéns demandou sua reconstrução e manutenção de forma a preservar a qualidade da construção e mescla-los com seu entorno. O objetivo principal do projeto foi aproveitar os edifícios, reinventando suas formas e fazendo o máximo de sua localização.

© Cortesia de Alexandre Burmester Arquitectos Associados

Em sua relação com o rio e com sua localização, foi necessário considerar que qualquer espaço ou uso a ser trabalhado devesse sempre estar associado com as águas, mesmo que apenas por meio visual. O potencial de uso dos edifícios foi desenvolvido de modo misto a fim de criar uma multifuncionalidade que possam torná-los atrativos e de interesse complementares.

© Cortesia de Alexandre Burmester Arquitectos Associados

Criamos, portanto, espaços para negócios e para habitação. As áreas de negócios estarão no piso térreo enquanto os espaços residenciais estarão nos níveis acima. As soluções para ocupação dos espaços foram baseadas nas possibilidades dos edifícios, que são exemplificados com as plantas anexas.

© Cortesia de Alexandre Burmester Arquitectos Associados

Os armazéns foram reconstruídos com o mesmo tipo de materiais antigos, seguindo algumas de suas formas originais. A estrutura principal foi feita de concreto armado enquanto a estrutura dos pisos superiores é metálica. As novas coberturas são feitas de madeira laminada. Os acabamentos propostos demonstram uma preocupação com a qualidade e com uma imagem contemporânea.

© Cortesia de Alexandre Burmester Arquitectos Associados

Um complexo desta natureza demanda um trabalho de alta qualidade. Não é suficiente desenvolver o espaço; é preciso adicionar uma imagem moderna, contemporânea. Isto foi tomado em consideração durante o desenvolvimento do projeto, juntamente com o respeito e a integração com seu contexto. Os espaços propostos e suas formas procuram expressar estes conceitos.

© Cortesia de Alexandre Burmester Arquitectos Associados

Por um lado, os edifícios existentes foram restaurados para que parecessem harmonizados com o todo e, por outro lado, formas adicionais foram introduzidas para quebrar com a tradição e fazê-los sobressair.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Alexandre Burmester Arquitectos Associados - Alexandre Burmester, André Lopes Cardoso
  2. Colaboradores: Arquitetos Jose Carlos Gonçalves, Fátima Burmester, Jorge Toscano
  1. Cliente: Soarta – Soc. Imobiliária Soares da costa, SA
  2. Conclusão: 2010
  3. Custo: 4,000,000 euros

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Cais da Fontinha / Alexandre Burmester Arquitectos Associados" 28 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-56433/cais-da-fontinha-alexandre-burmester-arquitectos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.