Ampliação Do Museu De Cerâmica De L’alcora / Ignacio Carbó Del Moral e Rafael Culla Bayarri

© Temps Atrapat

Abrigar peças de grande valor é sempre uma grande reponsabilidade. E por isso, o projeto busca premeditadamente a imagem de cofre, de um volume mágico e silencioso que aparece, como uma pedra preciosa, inserida num entorno urbano marcado pelo caráter mineral.

© Temps Atrapat
© Temps Atrapat

O conjunto do edifício, assim, fragmenta-se, articulando-se mediante mecanismos de macla e fissura, termos emprestados do mundo mineral.

© Temps Atrapat

O grande volume correspondente às salas de exposição, de uma grande profundidade plástica  devido a ausência de aberturas no mesmo, ganha uma carga estática ainda maior ao ser colocado sobre o volume de vidro situado no térreo.

© Temps Atrapat

Este volume de vidro, que produz uma quebra a respeito da alienação da rua, convida ao acesso, possibilitando uma permeabilidade entre espaço interior e exterior, e fomentando a relação com a cidade, no que quer ser um museu participativo e aberto a seus usuários.

© Temps Atrapat
Planta pavimento térreo

Estes volumes são separados do edifício existente do atual museu mediante um grande rasgo que serve como núcleo de relações verticais, ao mesmo tempo em que estabelece um diálogo entre ambas as peças, edifícios e ampliação, que, no futuro, estarão unidas.

Corte 2

Cada edifício mantem assim sua própria linguagem e características de acordo com períodos históricos e culturais diferentes.

No pavimento mais alto, em relação direta com a planta de acesso através de um vazio, aparecem o salão de atos e as oficinas, e os espaços de administração e biblioteca, que se beneficiam, assim, da melhor insolação ao mesmo que não interferem no percurso dos visitantes do museu, seus verdadeiros protagonistas.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Ignacio Carbó Del Moral e Rafael Culla Bayarri
  • Ano: 2011
  • Área construída: 1226.47 m²
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Operação projetual:Ampliação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Metal
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Castellón, Espanha
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: Ignacio Carbó Del Moral e Rafael Culla Bayarri
  1. Final da Obra: 25 de fevereiro de 2011

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. " Ampliação Do Museu De Cerâmica De L’alcora / Ignacio Carbó Del Moral e Rafael Culla Bayarri" 26 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-56162/ampliacao-do-museu-de-ceramica-de-lalcora-ignacio-carbo-del-moral-e-rafael-culla-bayarri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.