2º Seminário Internacional de Arquitectura, Urbanismo e Design da AEAULP

Nos dias 5 a 7 de Novembro de 2012 realizar-se-á o 2º Seminário Internacional de Arquitectura, Urbanismo e Design da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa, com o título Palcos da Arquitetura. Os Arquitectos Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Dr. Ângelo Oswaldo (Prefeito de Ouro Preto) já estão confirmados para o evento que terá lugar em Lisboa, nas instalações da Faculdade de Arquitetura da UTL.

Piscinas de Leça | Álvaro Siza © Usuário Flickr trevor.patt

Arquitectura e representação, entendendo esta última na sua acepção mais lata, isto é, como um modo de tornar presente o que está ausente, surgem, como conceitos, mutuamente implicadas. Não é raro, aliás considerarmos que a arquitectura, em certos aspectos, não é muito mais do que isso: pura representação. Porquê? Porque o espaço que ela inaugura se desenvolve sobretudo no plano do simbólico: a interioridade e a exterioridade separadas por fronteiras com significância. A arquitectura não poderá jamais ser o simples invólucro de espaços destinados a actividades. A Arquitectura qualifica as actividades que no espaço por ela definida se desenvolvem e confere estatuto aos seus habitantes. Trata-se, assim e em primeiro lugar, de encarar aquilo que a arquitectura quer dizer. Por aqui, a arquitectura exibe e exibe-se através de formas significantes.

Piscinas de Leça | Álvaro Siza © Usuário Flickr trevor.patt

Não é verdade que é, desde o momento em que o espaço enquanto forma reenvia para qualquer coisa diferente desse mesmo espaço, como extensão, por exemplo, que consideraremos as significações da arquitectura? Desta forma, o espaço só adquire espessura semântica quando se torna algo diferente dele mesmo, sobretudo para quem o vivencia. E a Arquitectura transforma-se, então e antes do mais, numa espécie de veículo. De resto, o próprio acto de habitar humano implica um processo deste tipo. É isso, aliás, que dá à Arquitectura o poder de qualificar o espaço.

Não será, assim, estranho que dediquemos alguma reflexão ao facto de a arquitectura, como toda a representação, exigir sempre um palco. Esse é o tema de Palcos da Arquitectura.

O Seminário será organizado durante três dias com sessões de apresentação de comunicações e discussão em mesas redondas durante os períodos da manhã e da tarde. Todos os dias terá lugar a apresentação de uma conferencia por um arquitecto de renome internacional.
O programa do Seminário integrará ainda visitas de estudo e jantar de encerramento.

Estádio do Braga | Eduardo Souto de Moura © Usuário Flickr LeonL

TEMAS

  1. 1. Arquitectura dos Símbolos
  2. (o objecto arquitectónico como suporte de simbolismos)
  3. 2. Espaço e Poder
  4. (o edificado como cenário da ordem institucional)
  5. 3. Arquitecturas Escritas, Ditas e Filmadas
  6. (arquitectura e urbanismo enquanto objectos de descrições na literatura e nos média)
  7. 4. Tecno-Arquitectura
  8. (as tecnologias de ponta exibidas retoricamente)
  9. 5. A Cor da Invenção
  10. (tendências e correntes do Design contemporâneo)
  11. 6. Arquitectura Verde
  12. (o pensamento ecológico na sua vertente projectiva)
  13. 7. Filosofia e Arquitectura
  14. (explicações e justificações do pensamento arquitectónico)
  15. 8. Um Design sem Tempo
  16. (o grau zero das formas)
  17. 9. Arquitecturas da Lembrança e do Esquecimento
  18. (arquitectura que celebra ou esconjura a História e a Tradição)
  19. 10. O Lugar dos Não-lugares
  20. (a paisagem urbana nos sonhos e nos pesadelos)

Destinatários
A apresentação de comunicações está aberta a docentes universitários, investigadores, alunos de mestrado e de doutoramento, bem como alunos dos mestrados integrados do 2º ciclo e estagiários.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "2º Seminário Internacional de Arquitectura, Urbanismo e Design da AEAULP" 25 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-55989/2o-seminario-internacional-de-arquitectura-urbanismo-e-design-da-aeaulp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.