Cam Framis Museum / BAAS

O novo museu da Fundación Vila Casas está localizado no Distrito 22@, uma área onde a Prefeitura de Barcelona promoveu a total remodelação de uma zona desativada de fábricas e indústrias pesadas através da substituição das instalações ocupadas por indústrias de serviço de luz. Agora, o local é principalmente uma área de arranha-céus, densamente ocupada por serviços de habitação e indústrias de alta tecnologia.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra
© FG + SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

Com “Can Framis”, buscamos trabalhar com contrastes através do jardim ao redor que proporciona um espaço tranquilo e de respiro distante da agitação da velocidade e do tempo. O jardim quase totalmente pavimentado terá diversas árvores e caminhos sinuosos, enriquecendo o manto de hera que cobre os arredores e que, no futuro, envolverá o edifício e as árvores.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra
© FG + SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

As duas construções a serem preservadas possuem baixo valor arquitetônico e estão atualmente abandonadas. O interesse maior está no contraste da localização das construções com base em antigos desenhos agrícolas anteriores à implementação do plano de Cerdà, a um nível de 1,5m abaixo da via atual.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra
© FG + SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

O projeto consiste na reestruturação dos dois edifícios fabris e na construção de um novo bloco que os conectará, coincidindo com o local de outro antigo galpão que, como um todo, formará um pátio pavimentado com as pedras da antiga fábrica, onde estará a entrada principal ao museu.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

Os visitantes começarão seu passeio do nível mais alto e, conforme continuam, descerão por áreas pouco iluminadas até que se encontre com um ambiente mais claro que será o espaço de exposição das obras. A madeira é abundantemente aplicada em caixilhos, caixas de escada e entre os edifícios, bem como nos suportes das pinturas, em referência ao material das molduras dos quadros.

Planta 0

Externamente, a argamassa de cal, que se mistura com a pedra trabalhada existente, se confunde com o concreto aparente dos novos edifícios. A fachada se torna, então, uma colagem de texturas, nichos e revestimentos que refletem as diferentes fases da construção pelo tempo.

Corte EAS3
Corte S02

Ficha técnica:

  • Arquitetos: BAAS - Jordi Badia
  • Ano: 2008
  • Área construída: 5468 m²
  • Endereço: Can Framis, Distrito 22@, Poble Nou Barcelona Espanha
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Can Framis, Distrito 22@, Poble Nou, Barcelona, Espanha

Equipe:

  1. Coordenador de projeto: Jordi Framis
  2. Equipe: Daniel Guerra, Marta Vitório, Mercè Mundet, Miguel Borrell, Moisés Garcia

Informação Complementar:

  1. Estrutura: BOMA, Josep Ramón Solé
  2. Instalações: PGI engineering
  3. Medição e orçamento: FCA Fortaleza Carbonell Associates
  4. Direção executiva: GPO-Meritxell Bosch
  5. Paisagismo: Martí Franch
  6. Gerenciamento de obra: LAYETANA
  7. Construtora: Construcciones San José
  1. Cliente: Fundación Vila Casas. Layetana

Sobre este escritório
Cita: Marina Souza. "Cam Framis Museum / BAAS" 25 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-55733/cam-framis-museum-baas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.