Casa no Rio Vermelho / Mauri Gomes

Localizada no Rio Vermelho, em Florianópolis. Este bairro, embora esteja bem próximo à praia, ainda preserva características rurais. A residência foi construída no lugar de uma casa tipo “estúdio”, que já estava com a estrutura precária e não atendia mais o programa de necessidades dos proprietários, que são de Jaraguá do Sul e, todos os finais de semana, viajam para curtir a Capital. A ideia era erguer uma casa nova, no local da antiga, que privilegiasse o lazer e o convívio social, visto que se trata de uma residência de final de semana.

© Cid Junkes

O novo programa pedia duas suítes, cozinha integrada com a sala, varandas e uma piscina com raia.

Planta Baixa

O lote, na época do projeto, já estava maior ( pois foi comprado o lote dos fundos ) e oferecia duas frentes, uma para o sul e outra para o norte. Essa condição foi decisiva para implantar a casa no meio do terreno e locar toda a área de convívio, lazer e dormitórios na fachada norte, por causa da melhor orientação solar.

© Cid Junkes

Na fachada voltada para o sul, estão os banheiros e uma varanda. Na sala de estar, ambas as esquadrias que se abrem para as varandas são generosas e proporcionam a ligação exterior interior e também possibilitam  a ventilação cruzada no ambiente, que deixa a casa arejada mesmo nos dias quentes de verão.

© Cid Junkes

As varandas possibilitam ampliar os ambientes e acomodar mais pessoas em dia de festa, e também oferecem a chance para se refugiar das fortes rajadas dos dois tipos de vento mais constantes na Ilha, o Sul e o Nordeste.

© Cid Junkes

No lado oeste, além da contribuição para  a iluminação natural abundante, os panos de vidro tem como tarefa, enquadrar a paisagem do morro. E também propiciar o acúmulo da radição solar para esquentar a casa nas noites frias do inverno no sul do Brasil.

© Cid Junkes

Alguns  móveis ( mesa de jantar e mesa da churrasqueira ), de madeira Itaúba, foram feitos com sobras das peças da estrutura da casa.

© Cid Junkes

Ficha técnica:

  • Arquitetos: Mauri Gomes
  • Ano: 2010
  • Área construída: 323 m²
  • Área do terreno: 2000 m²
  • Endereço: Rio Vermelho Florianópolis Brasil
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Concreto
  • Estrutura: Concreto e Madeira
  • Localização: Rio Vermelho, Florianópolis, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Projeto arquitetônico e administração da obra: Mauri Gomes


Informação Complementar:

  1. Projeto estrutural, elétrico, hidráulico e execução: RGA Engenharia

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Casa no Rio Vermelho / Mauri Gomes" 23 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-55512/casa-no-rio-vermelho-mauri-gomes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.