Workshop SHOP-FRONT FAB de AA Visiting School / São Paulo - SP

Os arquitetos Alan Dempsey e Robert Stuart-Smith, além do artista interativo Ivan Ivanoff , lecionarão no workshop SHOP-FRONT FAB, do programa AA Visiting School, entre 10 e 19 de Julho de 2012.

O foco das atividades será a criação e desenvolvimento de intervenções e instalações interativas em escala 1:1 na região da Barra Funda, São Paulo. Experts em computação e fabricação digital irão ensinar como aplicar ferramentas digitais avançadas de projeto, como Rhino, Grasshopper (com seus numerosos plug-ins incluindo GECO, Galapagos, Kangaroo e RhinoCAM), Processing e Arduino, utilizando maquinário de fabricação digital, como corte a laser, fresadoras CNC e impressoras 3D. Nenhum conhecimento prévio é necessário. Outros professores incluem Yoojin Kim (Amanda Levete e AA Diploma), Ernesto Bueno (parametricismo), Victor Sardenberg (SUBdV) e Anne Save de Beaurecueil e Franklin Lee (SUBdV).

A Barra Funda, em São Paulo, já foi caracterizada com uma vibrante mistura de pequenas indústrias, comércio e residências. Porém, como as políticas econômicas favoreceram a concentração da produção industrial em grandes plantas, companhias abandonaram os centros das cidades e se instalaram nas periferias ou no exterior. Ao invés de apenas introduzir novos programas nessa paisagem pós-industrial, o workshop propõe a criação de um novo tipo de micro-indústrias a fim de gerar uma mistura de consumo e produção nos centros das cidades criando uma política de “prosumption”, manifesta através de micro-fábricas que coexistam com o comércio e as residências. O workshop postula que ferramentas computacionais de projeto e técnicas de fabricação digital podem ser usadas para ajudar a criar estas micro-indústrias, pois estas ferramentas e técnicas aumentam a produtividade com pouco uso de espaço, o que pode potencializar o trabalho de artesãos locais para produzir e vender on-demand diretamente para os consumidores.

 

O workshop aproveitará a energia emanada pela cena emergente de galerias de arte na Barra Funda e micro-agentes que utilizam a tecnologia digital para criar um novo movimento cultural no centro. O workshop será parte do FILE 2012 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – uma exposição de arte digital interativa. O curso vai sugerir maneiras para que essas tecnologias sejam inseridas em micro-economias cooperativas dentro do bairro. Para tal, trabalharemos diretamente com artesãos e artistas da Barra Funda inserindo novas tecnologias disruptivas em seus processos de trabalho como, por exemplo, com os artistas e ativistas Jejo Cornelsen, Paola Croso, e a pequena fábrica da Resinfloor no bairro, usando sua resina tanto para fazer acabamentos como em fôrmas produzidas digitalmente, inventando um novo processo líquido de fabricação high-tech e low-tech. Outra colaboração será com os fabricantes de impressoras 3D Metamáquina, cujo desafio é disseminar máquinas high-tech com uma estratégia de indústria de pequena escala com custos reduzidos.

Alan Dempsey é fundador e diretor do NEX e um arquiteto inglês renomado. Em 2010 foi selecionado pelo Centre for European Architecture e o Chicago Athenaeum como um dos 40 arquitetos jovens mais relevantes na União Européia. Ele trabalhou para o Future Systems, OCEAN e com Homa Farjadi. Alan foi professor de projeto da AA e atualmente é diretor do AA FAB Research Cluster e do AA Independet’s Group , onde incentiva a pesquisa no uso de ferramentas computacionais em projeto e fabricação a fim de permitir processos inovadores de design. Seu trabalho tem sido vastamente publicado nos Estados Unidos, Europa e Ásia e ele tem exposto e palestrado por todo o globo. Seus projetos construídos receberam diversos prêmios, como o LEAF pela Spencer Dock Bridge, e o D&AD pelo pavilhão [C]space DRL 10 Pavilion.

Robert Stuart-Smith é diretor e sócio-fundador do Kukkugia. Ele possui mestrado pelo Design Research Laboratorium, da AA (AA.DRL), aonde é hoje professor, e lecionou na RMIT University, University of East London, sendo convidado constantemente para palestrar, lecionar e avaliar trabalhos internacionalmente. Robert tem extensa experiência em projetos de cunho cultural, social e de infra-estrutura, tendo trabalhado para Lab Architecture Studio e Sir Nicholas Grimshaw & Partners. A pesquisa de Robert é focada em sistemas auto-organizacionais, perseguindo efeitos polivalentes e ambientalmente responsivos. Ele presta consultorias a Cecil Balmond em pesquisa de algoritmos não-lineres. Kokkugia executa projeto, pesquisa, consultoria e ensino, com trabalhos nos Estados Unidos, na Inglaterra e no México, tendo exposto e publicado internacionalmente.

Ivan Ivanoff é artista, programador e pesquisador. Produziu Nuevas Tecnologias y Nuevos Medios e seu jeito de pensar sobre o mundo, a tecnologia e a arte é manifestado em busca de novas formas de comunicação para a sociedade no futuro. É diretor de pesquisa e desenvolvimento em diferentes Media Labs, em Buenos Aires, Nova Iorque e Itália. Junto com o artista José Jimenez, fundou o coletivo artístico i2off.org+r3nder.net que desenvolve projetos interativos e multimidia, focando na criação de conteúdo poético através da experiência íntima com a tecnologia. Os produtos finais são expressos em diferentes suportes: Textos, instalações, design gráfico, web-design, vídeo e software. Anos depois, fundou o Estado Lateral Media Lab junto com Enquique Marmora, um escultor, vídeo artista e experiente agitador cultural, para produzir, investigar e desenvolver novas tecnologias.

 

Mais informações: http://saopaulo.aaschool.ac.uk, brazilvisitingschool@aaschool.ac.uk ou (11) 3062-3522

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Workshop SHOP-FRONT FAB de AA Visiting School / São Paulo - SP" 22 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-55328/workshop-shop-front-fab-de-aa-visiting-school-sao-paulo-sp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.