Cobertura Mirante em Caleta Pellines / Fernanda Asbún

© Fernanda Asbún, Carla Tapia

O projeto está na Enseada Pellines, na comunidade de Constitución, uma das tantas enseadas afetadas pelo tsunami de 27 de fevereiro de 2010, o que fez com que vinte e cinco famílias perdessem suas habitações e fossem realocadas na “aldeia dos danificados”, condição interessante de se pesquisar.

© Fernanda Asbún, Carla Tapia

Sobre essa pesquisa, projeta-se a obra de arquitetura, que tem como objetivo a reconstrução da atividade econômica, que no caos dos homens é a pesca, e no das mulheres, a colheita de cogumelos silvestres. Com base no que foi dito, o projeto procurar a otimização da atividade de colheita de cogumelos, e assim, melhorar as condições dessas pessoas.  A problemática é a carência de um lugar onde secá-los, sendo muito mais conveniente vendê-los secos já que seu preço é até 400% maior.

© Fernanda Asbún, Carla Tapia

Para isso, a ideia é construir uma cobertura que permita a secagem desses cogumelos ao sol, e que ao mesmo tempo, gere um espaço aberto que projeta as pessoas da chuva, e lhes dê sombra enquanto preparam os cogumelos; e também, juntamente com a função anterior, esta cobertura permitirá que os pescadores possam reparar suas redes, protegendo-se também da chuva e do sul, unindo em um mesmo lugar, duas atividades singulares do lugar.

© Fernanda Asbún, Carla Tapia

Trata-se de uma cobertura multiprogramática, que permitirá criar uma fonte de trabalho mais organizada, podendo converter-se em uma referencia comercial nesse ramo, e ao mesmo tempo, este novo espaço poderá ser utilizado no desenvolvimento de atividades comunitárias, transformando-se em um centro social que pode potencializar outras atividades e produtos artesanais, através de tradicionais feiras, por exemplo.

O objetivo é entregar uma nova imagem à Enseada Pellines.

Isometria

CONTEXTO LOCAL: CALETA PELLINES

No Censo de 2002, a população da vila aumentou para 46.081 habitantes, dos quais 19,29% são de caráter rural, correspondendo 1,46% à localização de Pellines. Pellines está em uma encosta na Rota M-50, que une Constitución com a cidade de Chanco. Administrativamente, depende da vila Constitución, e pertence a Borde Costero, da Região do Maule. Acessa-se a cidade na altura do Cruce Viñaes, tomando a direção sul na citada Rota M-50.

O número total de habitantes para a localidade de Pellines é de 676, dos quais 47% correspondem à população feminina, enquanto que os resntante (53%) à masculina.

© Fernanda Asbún, Carla Tapia

PROJETO

União de duas atividades em um ponto.

© Fernanda Asbún, Carla Tapia

Cria-se um eixo entre as atividades econômicas principais: pesca artesanal, na enseada, e; colheita de cogumelos no bosque. É gerada a união destas duas atividades em um ponto estratégico, que por sua vez coincide com o cálculo de sombras, que busca um lugar com sol permanente durante todo o ano.

Corte

Esse lugar ainda tem a condição de estar conectado, diretamente, à enseada e ao bosque, através das vistas, unindo estas duas paisagens. Também existe o vestígio de um uso constante para a secagem dos cogumelos, e é um lugar visível desde o caminho.

O projeto aproveita essas condições, abrindo-se ao bosque e fechando-se para o mar, enquadrando a paisagem costeira.

© Fernanda Asbún, Carla Tapia

Vantagens do projeto:

  • - Funcionar como uma cobertura multiprogramática.
  • - Melhorar a produtividade das mulheres.
  • - Gerar uma fonte laboral mais organizada.
  • - Essa organização facilitaria a postulação e concessão de projetos.
  • - Converter-se em uma referencia comercial.
© Fernanda Asbún, Carla Tapia
  • - Um lugar de encontro para desenvolver atividades sociais.
  • - Criar um espaço que tenha uma conotação econômica e social.
  • - Transformar-se em um centro social para o benefício da comunidade.
  • - Adicionar um novo ícone turístico à Caleta Pellines.
  • - Comercializar produtos diretamente aos turistas.
  • - Outorgar uma nova imagem ao lugar.
  • - Espaço que pode potencializar outras atividades e produtos, por meio de feiras tradicionais.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Fernanda Asbún
  • Ano: 2010
  • Área construída: 96 m²
  • Endereço: Caleta Pellines, comunidade de Constitución Região do Maule Chile
  • Tipo de projeto: Equipamento Urbano
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Pedra
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Caleta Pellines, comunidade de Constitución, Região do Maule, Chile
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Fernanda Asbún Navarrete - Projeto de Conclusão de Curso da Escola de Arquitetura da Universidade de Talca
    Professor Orientador:
    Mauricio Ramírez Molina
  2. Comissão de professores: Mauricio Ramírez, Kenneth Gleiser, Andrés Maraga­ño
  3. Financiamento: Forestal Mininco e recursos de privados
  4. Participantes construção: Carlos Asbún, Alvaro Asbún, Rafael Urrutia C., Rafael Urrutia R., Victor Gajardo, José Asbún, Jaime Asbún, Angel Ávila, Luis Ávila, Sergio Villagra, Guillermo Valenzuela, Luis Acevedo, Ismael Reyes, maestro Marcos
  5. Fotógrafos: Fernanda Asbún, Carla Tapia
  1. Processo de projeto: Abril 2010 – Dezembro 2010
  2. Processo de construção: Agosto 2011 – Janeiro 2012
  3. Ano de defesa da obra: 09 de Fevereiro de 2012
  4. Materialidade: Madeira Pino Impregnado e pedra
  5. Custo da obra: $5.600.000

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Cobertura Mirante em Caleta Pellines / Fernanda Asbún" 22 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-55279/cobertura-mirante-em-caleta-pellines-fernanda-asbun> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.