Projeto Torres de Água: Hábitat para a Fauna Urbana

No ano de 2010, o escritório If at Funkelman_Ofer Bilik Architects de Tel-Aviv ganhou o concurso “Torres de Água – Novas Perspectivas”, organizado pela Academia Bezalel de Arte e Desenho, em Jerusalém, pela Universidade de Berkeley e pela Sociedade de Preservação do Patrimônio da Humanidade de Israel (SPIHS), que pretendia mudar o destino de centenas de torres de água que foram construídas em diferentes épocas e estilos em toda Israel, muitas das quais agora estão secas e abandonadas.

Cortesia de Ofer Bilik Architects

O que costumava ser um símbolo de vitalidade virou uma inútil recordação de concreto, cheias de antenas ou cartazes publicitários. Quase nenhum município havia se dado conta do valor histórico e cultural das torres de água e das possíveis renovações de sua estrutura.

Cortesia de Ofer Bilik Architects

O concurso instigou a reinterpretação contemporânea dessas torres e de uma torre existente em específico. O desenho devia levar em conta o papel da comunidade, retomar sua posição como espaço público em uma forma adequada para o estilo de vida contemporâneo e seu contexto. Por outro lado, deveriam respeitar seu valor como patrimônio.

Foi nesse contexto que a oficina Ifat Finkelman_Ofer Bilik Architects apresentou seu projeto ganhador, reformulando as atuais torres de água e desenhando um habitat para a fauna urbana.

Cortesia de Ofer Bilik Architects

O que fizeram foi identificar o potencial das torres de água urbanas como espaço para fomentar a fauna urbana dando um valor a sua altura, sua estrutura única e sua localização estratégica. Seu potencial de marco urbano e lugar de reunião sugeriam ampliar sua função original. Por isso, seu desenho tem o intuito de definir e priorizar essa estratégia em todas as torres de água existentes, tendo como piloto a torre Ramat HaNasy em Bat Yam, para examinar assim o programa, os métodos e procedimentos necessários para reformulá-los.

Objetivos Principais

  1. Resguardar a biodiversidade.
  2. Reintroduzir espécies que anteriormente existiam na região.
  3. Reativar as fontes de água para atrair as aves migratórias no outono.
  4. A educação e a informação: sinalização, explicações, plataformas de observação, atividades de temporada e do dia-a-dia, eventos especiais, plataformas de internet para atualizações.
  5. Fortalecimento da presença do lugar dentro da comunidade local e, especificamente, dentro das escolas mais fechadas.
Cortesia de Ofer Bilik Architects

Estes edifícios vivos funcionam como sistemas naturais capazes de manter um equilíbrio satisfatório entre a estrutura e seu entorno natural. De acordo com sua localização geográfica e com os recursos que “utiliza” a estrutura entrega a possibilidade de gerar espaços e assentamento para fortalecer os sistemas naturais biológicos, ecológicos e visuais. Ao encontrar e definir uma variedade de animais existentes ou potenciais e espécies de plantas da região, são capazes de criar uma série de  aberturas e vazios internos – cada um com o tamanho e posição determinados para permitir uma gama rica e variada de animais: morcegos, aves, pequenos mamíferos, répteis e anfíbios.

Cortesia de Ofer Bilik Architects

A Torre de Água: plataforma de observação

A preservação da torre de água exige uma intervenção mínima que respeita a arquitetura original da torre, sem por em perigo o novo programa e as atividades dentro dela. Concebeu-se um sistema de escadarias e galerias de visão que ocupam espaço interno e permitem a vida normal das aves e as diferentes espécies. As galerias estão especialmente dispostas para que coincidam com a variedade geográfica e biológica. Assim se completa um panorama de 360 graus de fauna urbana.

Cortesia de Ofer Bilik Architects

O Tanque de Água: interface entre os cidadãos e o meio ambiente

A fim de criar um diálogo real entre os habitantes e o sistema natural, desenharam uma interface de alta qualidade, incluindo plataformas de observação, atividades de investigação, publicidade, galerias de arte e natureza e outras funções educativas. O tanque de água é então uma estrutura de integração; sua pele dupla e sua piscina de água de chuva geram sistemas naturais vivos habitados por uma variedade de espécies que rodeiam o espaço interior da estrutura que contém essas atividades para a comunidade.

.

Sobre este autor
Cita: Camila Bortoluzzi. "Projeto Torres de Água: Hábitat para a Fauna Urbana" 22 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-55227/projeto-torres-de-agua-habitat-para-a-fauna-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.