1° Lugar - Daylight 2012 - Kaap Skil, Marítimo e o Museu de Beachcombers / Mecanoo Architecten

Este ano o vencedor do primeiro lugar no Daylight Award, um prestigioso prêmio dado pela Fundação Living Daylights que planejaram homenagear os melhores resultados vindos da combinação de luz natural, luz artificial e design no ambiente construído, foi dado a Kaap Skil, Marítimo e o Museu de Beachcombers na ilha holandesa de Texl.

Desenhado por Mecanoo Architecten, o usuário é capaz de sentir o clima devido à transparência do edifício. De acordo com o júri, este projeto é traduzido como: “Sol, nuvens, trovão e chuva: ao ar livre, vem dentro da percepção e emoção, e isso é uma qualidade essencial para um edifício com o Mar de Wadden na porta”.

Imagens via ArchDaily

Kaap Skil brinca com a luz do dia e com o contraste entre luz natural e luz artificial, claridade e escuridão de várias maneiras. A fachada de vidro na parte frontal dos painéis de madeira oferece uma visão atraente dos famosos céus do norte da Holanda, para os visitantes do café do museu. Dentro do edifício, essas placas de madeira emitem um padrão linear da luz do dia  e da sombra, criando uma atmosfera impregnada de luz e abrigo.

Imagens via ArchDaily

A obra-prima do museu: Reede van Texel, está localizado no porão, em um espaço composto por dezoito metros de comprimento e quatro metros de profundidade, onde se expõe em grande detalhe o impressionante espetáculo de dezenas de barcos ancorados ao largo da costa da Ilha de Wadden na era de ouro.  Neste período, a frota da Companhia holandesa das Índias Orientais estabeleceria sua âncora em Reede van Texel  antes de navegar fora do “Oriente”. Os visitantes são atraídos pela mostra pelas projeções e animações, a criação de um espaço intimista que detém uma sensação de mistério.

Imagens via ArchDaily

No primeiro andar, o céu inunda os objetos com uma tela de luz. Os gabinetes móveis das estruturas de aço resistente e vidro, criam um efeito de transparência nos objetos de coleção que parecem flutuar dentro do espaço.

Imagens via ArchDaily

As vigas que atravessam as claraboias no teto, dá aos visitantes uma sensação de estar debaixo d’água. O interior do museu e as duas exposições foram concebidas por Kossmann Dejong de Amsterdam.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetura: Mecanoo Architecten

Text Message Html

Cita: Paula Garcia Monteiro. "1° Lugar - Daylight 2012 - Kaap Skil, Marítimo e o Museu de Beachcombers / Mecanoo Architecten" 20 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-55045/1-graus-lugar-daylight-2012-kaap-skil-maritimo-e-o-museu-de-beachcombers-mecanoo-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.