Dachas 01 / Alric Galindez Arquitectos

Dachas é um conjunto de habitações familiares em Bariloche, num terreno de declive íngreme, frente ao lago Nahuel Huapi. A origem da palavra é russa, e significa casa de campo, cabana de madeira, pequeno espaço de descanso num entorno rural. O lote está delimitado em seus lados superior e inferior por ruas inseridas numa floresta antiga e densa, situação urbana particular na qual a edificação abre sua porta, integrando a paisagem no local.

© Alric Galindez Arquitectos

Na floresta, duas peças inclinadas de forma irregular, moldadas pelo vento sul se mesclam com os pinheiros do local, enquadrando entre si o imponente fundo do lago e insinuando o acesso ao complexo.

© Alric Galindez Arquitectos

Um estacionamento no nível da rua recebe os carros. Em seus extremos, duas pontes de madeira permitem o acesso às unidades superiores e dois caminhos de pedra passam pela inclinação do terreno, conformando o acesso às unidades inferiores. Um muro de gabiões contém a terra, delimitando a zona de chegada e as entradas privadas de cada unidade.

Corte

A orientação dos volumes responde à vista principal e predominante do espelho da água e insolação do norte. Seu escalonamento gradual toma as alturas máximas permitidas, acompanhado das cotas de nível dos terraços, condicionando e definindo sutilmente sua forma final. O espaço central é composto dum salão de usos múltiplos no nível inferior, e um terraço-observatório de madeira que se apropria do lugar.

Planta Nível 4

As casas são revestidas em madeira. Basicamente são dois marcos pretos, brancos em seu interior, enquadrando o lago Nahuel Hapi, e nas unidades superiores, em sua parte posterior, as copas das árvores que as rodeiam e protegem.

© Alric Galindez Arquitectos

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Alric Galindez Arquitectos
  • Ano: 2010
  • Área construída: 161 m²
  • Área do terreno: 600 m²
  • Endereço: Calle Van Gogh s/n , Bariloche Provincia de Río Negro Argentina
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Localização: Calle Van Gogh s/n , Bariloche, Provincia de Río Negro, Argentina

Equipe:

  1. Arquitetos: Arq. Santiago Alric, Arq. Carlos Galindez, Arq. Federico Lloveras
  2. Colaboradores: Alfredo Quiroga, Joaquin Adot

 

Informação Complementar:

  1. Cálculo estrutural: Eng. Susana Marconi
  2. Construção: Daniel Miranda
  1. Ano de projeto: 2008
  2. Ano da construção: 2009/2010

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Dachas 01 / Alric Galindez Arquitectos" 20 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-55002/dachas-01-alric-galindez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.