Brighton Implant Clinic / Pedra Silva Arquitectos

© João Morgado

No mundo da medicina, onde a tecnologia de ponta e a ciência são factores chave nos serviços prestados aos clientes, surgiu a oportunidade de lançar as premissas para o projecto de uma clínica dentária – a Brighton Implant Clinic.

© João Morgado

O lugar é um edifício Vitoriano, construído em tijolo de burro, em Brighton, no Reino Unido, constituído por uma cave e quatro pisos acima do solo. A clínica é composta por um laboratório de próteses dentárias, onde dentaduras e implantes são fabricados no mesmo dia em que o paciente faz a consulta, permitindo-lhe sair da clínica com o tratamento concluído sem ter que regressar para mais intervenções no futuro.

© João Morgado

A clínica tem ainda um scanner TAC de última geração que permite obter imagens tridimensionais do crânio assistindo os cirurgiões na colocação dos implantes.

© João Morgado

Existe ainda uma cirurgia especializada, onde pode ser administrada anestesia geral para intervenções mais complexas.

Planta pavimento térreo

No piso térreo localizam-se a recepção e zona de espera. Nos pisos superiores existem quatro cirurgias adicionais, zona administrativa, sala do staff, e lounge para recobro de pacientes.

© João Morgado

Numa perspectiva arquitectónica, o espaço foi desenvolvido tendo em conta a filosofia da odontologia moderna. Criámos um espaço que consegue transmitir confiança distanciando-se simultaneamente das referências associadas a ambientes “clínicos”. Ao mesmo tempo que queríamos ser discretos também queríamos conceber um espaço capaz de criar memória nos pacientes que visitam a clínica.

© João Morgado

O efeito escultural das lâminas de metal, torcidas com diferentes ângulos, com movimento e ritmo, sobrepostas ao fundo de tijolo aparente dão carácter à recepção e têm impacto visual em quem passa. Todo o interior do edifício foi “descascado” com excepção da estrutura original, o projecto resulta num espaço contemporâneo que coexiste com características originais do edifício.

© João Morgado

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Pedra Silva Arquitectos
  2. Coordenador: Luis Pedra Silva
  3. Equipa: Nuno Baptista, Jette Fyhn, Hugo Ramos e André Góis
  4. Obra: BEC

 

 

 

 

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "Brighton Implant Clinic / Pedra Silva Arquitectos" 20 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-54951/brighton-implant-clinic-pedra-silva-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.