Reforma interior de uma habitação em Barcelona / Marià Castelló Martínez

Estudi EPDSE

A intervenção acontece em uma trama urbana de baixa densidade do bairro Bonanova, em Barcelona, em um terreno de 933m2. A missão consistia em reorganizar o programa funcional existente no térreo do imóvel, para adaptá-lo às necessidades de uma família com quatro filhos.

Estudi EPDSE

O estado prévio à intervenção, apresentava uma planta bastante fragmentada, pouco clara na organização do programa, e com espaços de relação pouco favorecidos. A mudança da distribuição afetou, praticamente, 100% da superfície da habitação, pois as únicas estancias que foram conservadas foram dois banheiros e o núcleo de comunicação vertical. Todo o resto foi reorganizado graças a liberdade que o sistema estrutural permitia: uma grelha reticular sobre suportes verticais de 30x30m, no qual não havia nenhum fechamento portante.

Planta pavimento térreo

Na planta resultante, manifestam-se, com clareza, duas franjas paralelas à Rua Marquesa de Villalonga. A mais próxima a esta rua contem o acesso principal, com um amplo hall e três dormitórios dos filhos, cada um com um banheiro anexo.

Cortes

A segunda franja, de maior área, recebe o núcleo de comunicação vertical, o dormitório principal, e a zona interior de relação da residência, constituído pela cozinha-sala de jantar-estar. Todas estas peças contam com um contato direto ao jardim, orientado para sudoeste. A cozinha está organizada para permanecer aberta e comunicável com o volume principal, mas pode ser separada do mesmo, através de portas de correr.

Estudi EPDSE

Com o objetivo de alcançar uma maior harmonia e homogeneizar o substrato original com a obra nova, utilizou-se uma reduzida palheta de materiais, que, fundamentalmente, são um pavimento preexistente de madeira maciça de pinheiro, devidamente restaurado;

Estudi EPDSE

Revestimento de gesso, tetos e restos de revestimentos verticais; tabuleiros de MDF à prova d’água e pintado de branco, para o mobiliário; placas sintéticas de quartzo branco; vidro laminado transparente nos banheiros, e; concreto aparente nos pilares da estrutura vertical preexistente.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Marià Castelló Martínez
  • Ano: 2009
  • Área construída: 243 m²
  • Área do terreno: 933 m²
  • Endereço: Bonanova Barcelona Espanha
  • Tipo de projeto: Interiores
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Concreto
  • Estrutura: Concreto

Equipe:

  1. Arquitetos: Marià Castelló Martínez + José Antonio Molia Saiz
  2. Colaboradores: Sonia Iben Jellal
  3. Construtor: Manuel Almendros

 

  1. Cliente: Privado
  2. Ano construção: 2010

 

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Reforma interior de uma habitação em Barcelona / Marià Castelló Martínez" 16 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-54327/reforma-interior-de-uma-habitacao-em-barcelona-maria-castello-martinez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.