Reforma do Colégio Público “San Julián” / Gabriel Verd Arquitectos

© Gabriel Verd

O Colégio Público San Julián está situado no centro da cidade e conta com um terreno isento, de forma retangular, com uma área de 8.741m². Há duas construções que precisavam ser reformadas, em primeiro a escola, dos anos 60 e em segundo conjunto de salas de aula dos anos 70. As reformas constituem na adaptação das duas construções à nova legislação sobre escolas, substituição integral das instalações, adaptar a construção às atuais normas de acessibilidade e a construção de um novo ginásio.

© Gabriel Verd

A remodelação mais profunda é realizada na edificação mais antiga, com seu característico tijolo vermelho.  Embora formalmente se trate apenas de um edifício, quanto ao funcionamento e organização trata-se na realidade de dois. É reorganizado, portanto, toda a distribuição interna locando toda a área administrativa e a biblioteca no térreo e no pavimento superior as salas de aula de apoio. Assim são separados o trabalho administrativo de toda a animação e barulhos do edifício principal (predominantemente docente).

© Gabriel Verd

No edifício principal as salas de aula estão muito bem dispostas, orientadas para melhor aproveitamento solar e, também, contam com ventilação cruzada. As zonas de galerias funcionam não somente como conexão, mas também como proteção solar.

Plantas

A organização interior do edifício também é completamente modificada já que a antiga disposição funcionava como uma única unidade no térreo, enquanto no pavimento superior com duas áreas independentes entre si (pavilhão norte e pavilhão sul).

© Gabriel Verd

Também alteram a entrada principal do Colégio, colocando-a sob a sombra de três grandes pinheiros que abrigam a entrada dos alunos.
O novo ginásio está na esquina sudeste do terreno, conectando-o ao edifício principal através de uma nova varanda coberta. Num primeiro momento foi pensado colocá-lo junto à pista poliesportiva, mas isto teria dois inconvenientes, o primeiro era que seriam obrigados a ocupar a única parte pavimentada do colégio, e o segundo que não seria possível a conexão desta edificação com o resto dos edifícios através das zonas cobertas. A ventilação do interior das salas de aula recebeu um cuidado especial, através do efeito de chaminé induzida na câmara dupla das grandes janelas.

Maqueta

O projeto levou em conta uma boa integração com o entorno urbano e sua adequação às condições climáticas do lugar, aproveitando ao máximo as orientações disponíveis, os materiais da região, a composição estética da arquitetura, assim como as normas vigentes sobre construção e instalações.

Maqueta

Para a escolha dos materiais e instalações foram consideradas as características técnicas próprias que garantissem uma durabilidade adequada com um gasto mínimo de conservação.
Todas as dependências possuem luz e ventilação natural direta. Todos os espaços estão devidamente relacionados evitando corredores largos e procurando a integração visual dos interiores do edifício. Deste modo é realizada a agrupação das salas de aula e espaços docentes sobre a base da funcionalidade escolar e a disposição por ciclos de idade.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Gabriel Verd Arquitectos
  • Ano: 2011
  • Área construída: 3421 m²
  • Área do terreno: 8741 m²
  • Endereço: Calle San Julián, Marmolejo Jaén Espanha
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Madeira
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Calle San Julián, Marmolejo, Jaén, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Projeto e Direção de Obra: Gabriel Verd Arquitectos, Simone Salinas
  2. Estruturas: Santiago Bermejo Oroz
  3. Instalações: Idea & Dimensiona
  4. Arquitetos Técnicos: Eduardo Vázquez
  5. Promotor: ISE Andalucía, Infraestructuras y Servicios Educativos, Consejería de Educación de la Junta de Andalucía
  6. Construtor: JUBUCONSA
  1. Custo da Edificação: 1.859.945 Euros

Sobre este escritório
Cita: Victor delaqua. "Reforma do Colégio Público “San Julián” / Gabriel Verd Arquitectos " 15 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-54274/reforma-do-colegio-publico-san-julian-gabriel-verd-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.