Eclética Centro de Música / 0E1 Arquitetos

O projeto para o Eclética Centro de Música se baseia na criação de duas câmaras herméticas para ensaios no interior de um salão em um prédio histórico da cidade de Nova Prata no interior do Rio Grande do Sul. A configuração de tais caixas permite que os espaços intersticiais resultem em dois ambientes que, embora contínuos, configuram espaços distintos para atividades complementares da escola.

© Marcelo Donadussi

A proposta busca enriquecer a experiência do usuários utilizando o mínimo possível de elementos compositivos. Ao ingressar na escola, o visitante se depara com uma antesala localizada entre as duas câmaras, onde está a administração e atendimento público; ao se deslocar em direção ao fundo da escola, descobre-se um novo espaço, onde os alunos podem praticar antes e depois da aula, interagindo e compartilhando conhecimento.

© Marcelo Donadussi

Por se tratar de intervenção em edificação antiga, buscou-se a preservação das características espaciais existentes através distinção clara entre novo e existente. As duas câmaras adicionadas complementam a paleta de materiais do salão através da adição de dois novos elementos: o preto e o OSB, contrastando com a madeira antiga e o branco das paredes originais.

© Marcelo Donadussi

O interior das câmaras foi projetado para otimizar a qualidade acústica e o conforto dos usuários. A solução de iluminação projetada mantém o pé direito de 3,65m ao mesmo tempo que cria uma superfície de luz mais baixa, aumentando o conforto dos usuários sem perder as propriedades acústicas do prédio original.

© Marcelo Donadussi

O mobiliário proposto para a escola segue o princípio de economia de meios. O material utilizado é o mesmo OSB que reveste o interior das câmaras, garantindo unidade ao conjunto. Os diferentes modelos de mobiliário satisfazem as diferentes necessidades dos usuários, desde a prática de instrumentos até funções administrativas.

© Marcelo Donadussi

Ficha técnica:

  • Arquitetos: 0E1 Arquitetos
  • Ano: 2012
  • Área construída: 62 m²
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Nova Prata, Brasil

Equipe:

  1. Arquitetura: 0e1 Arquitetos
  2. Equipe:Ana Cristina Castagna,Anna Carolina Manfroi,Gabriel Giambastiani,Mário Guidoux e Pablo Resende
  1. Cliente: Eclética Centro de Música

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Eclética Centro de Música / 0E1 Arquitetos" 14 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-53954/ecletica-centro-de-musica-0e1-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.