Denimdenim / Word of Mouth Architecture

 

Localizado numa das ruas de compras mais exclusivas de Bali, a nova loja Denimdenim de Word of Mouth certamente exige atenção. A remodelação da estrutura de dois pisos existentes, com uma placa de piso petite de só 60m ², viu a necessidade de manipular as fachadas dos edifícios para criar uma presença forte de rua.

© © Courtesy of Word of Mouth Architecture

A nova loja faz parte de uma cadeia já existente na ilha, no entanto, devido à localização mais exclusiva, o brief do cliente solicitou que, embora esta loja devesse ter um relacionamento com os seus homólogos, deveria adotar uma nova direção para a marca e esforçar-se para atrair um cliente mais exigente. O projeto, portanto, adota elementos da paleta de material industrial das outras lojas para manter a continuidade com a marca, mas procura criar um novo look e estilo através da utilização de gráficos personalizados, elementos reciclados e folhagens.

© © Courtesy of Word of Mouth Architecture

A natureza ‘masculina’ das lojas anteriores é realizada com o uso de fortes formas arquitetônicas. A loja situa-se orgulhosamente na rua, dando a impressão de duas caixas empilhadas, rotacionadas sobre seus eixos. Esta ilusão funciona para efetivamente captar a atenção do tráfego de ambas as direções, cumprindo com as restrições locais do templo adjacente.

© © Courtesy of Word of Mouth Architecture

As caixas são dadas a sua forma com a utilização de uma estrutura de aço preto, preenchido com uma malha e adornada com milhares de latas de alumínio reciclados. A tela atua como um guarda-sol, proporcionando uma rede de trepadeiras a crescer. As latas criam um efeito impressionante da rua, uma repetição brilhante de formas circulares que só se revelam como componentes reciclados mediante uma inspeção mais minuciosa.

Corte

O rastro de pequeno edifício exigiu um tratamento cuidadoso do espaço, a fim de tornar o espaço parecer tão grande quanto possível, mesmo quando cheio de mercadoria. Um vazio gigante angular foi cortado no centro do espaço, que forneceu um vasto volume dobrado preenchido com luz natural. Um lustre customizado domina o vazio – uma combinação de brilho suave de lâmpadas gigantes e uma série de objetos encontrados convertidos em vasos suspensos.

© © Courtesy of Word of Mouth Architecture

O vazio também é utilizado para exibição de mercadorias, como peças de vestuário elegantemente flutuando entre a vegetação. Os espelhos são usados extensivamente no espaço para melhorar ainda mais a percepção do vazio e da luz natural que ele proporciona. Uma parede da loja é composta de painéis espelhados que cercam brilhantes caixas brancas de sapatos em exibição – estes estão ocultos dentro dos espaços da estrutura da coluna existente.

© © Courtesy of Word of Mouth Architecture

A paleta neutra de concreto polido, madeira teca reciclada, aço preto e latas recicladas, trabalha para conectar a espaços exteriores e interiores. O interior se destina a ser alegre e introduzir um pouco de humor a uma paleta material de outra forma neutra. Dois manequins sentam-se a vigiar o espaço vazio, com as cabeças substituídas por plantas.

Planta pavimento térreo

Um mural com um gráfico customizado está pintado em toda a volta da loja – uma combinação de citações famosas que foram manipuladas para ilustrar uma obsessão por denim, e os gráficos e padronização inspirados em detalhes do denim e costura. Isso também funciona para esconder os componentes de armazenamento atrás do balcão de vendas. O espaço incentiva os clientes a não levá-lo, ou a se levarem ,a sério demais …

Link do video – http://vimeo.com/39183455

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Word of Mouth Architecture
  • Ano:
  • Área construída: 60 m²
  • Endereço: Seminyak Bali Indonésia
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Madeira
  • Estrutura: Aço e Madeira
  • Localização: Seminyak, Bali, Indonésia
  • Implantação no terreno: Adossado à 1 divisa

Equipe:

  1. Arquitetos: Word of Mouth Architecture
  2. Líder de Projeto: Valentina Audrito
  3. Equipe de Projeto: Rene Kroondijk, Indra Santosa, Amy McDonnell, Mitch Hill

 

  1. Cliente: Budianto Busari
  2. Conclusão: 2012

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "Denimdenim / Word of Mouth Architecture" 10 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-53209/denimdenim-word-of-mouth-architecture> ISSN 0719-8906

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