"Fronteiras do Pensamento" com Cameron Siclair e Enrique Peñalosa / Porto Alegre e São Paulo

Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Através de uma série anual de conferências, o Fronteiras abre espaço para o debate sobre a identidade do século XXI, apresentando pensadores, cientistas e líderes que estão, cada um a seu modo, na vanguarda em suas áreas de pesquisa e pensamento.
Organizado a partir de um curso de altos estudos, dirigido ao grande público, o seminário direciona seu foco para a análise da contemporaneidade e perspectivas para o futuro, tendo como valores básicos o pluralismo das abordagens e o rigor acadêmico e intelectual de seus convidados. Originários de regiões díspares, com visões distintas e muitas vezes conflitantes, os conferencistas dirigem suas análises para a compreensão deste século, formando, no conjunto de palestras ao longo do ano, uma linha plural e interdisciplinar de pensamento. Desta forma, o projeto busca avaliar tendências, aceitando a provocação destes que são, hoje, os maiores pensadores em atuação. Entrando em seu sexto ano de existência, somam-se mais de 100 conferências realizadas para milhares de espectadores.

O foco do Fronteiras neste ano não é apenas discutir um certo “mal-estar” que toma conta de nossa civilização, numa longínqua alusão ao célebre texto de Sigmund Freud, mas oferecer respostas a partir do ponto de vista de intelectuais que assumem um saudável engajamento prático em relação a importantes questões globais. De certo modo, um Fronteiras do Pensamento comprometido com causas globais, na expressão pluralista de alguns dos seus protagonistas, sem que se abra mão da reflexão.

Destacamos nesta Edição de 2012 a participação de Cameron Sinclair, arquiteto britânico, coordenador de Architecture for Humanity e vencedor do TED Prize que realizará sua conferência nesta segunda-feira(04/06/2012) em Porto Alegre e na terça-feira (05/06/2012) em São Paulo e também a participação do urbanista e economista colombiano Enrique Peñalosa, presidente do Institute for Transportation and Development Policy, no dia 18/06/2012 em Porto Alegre.

O evento também contará com nomes como: o escritor de Moçambique Mia Couto; o filósofo búlgaro Tzvetan Todorov; o Prêmio Nobel de Economia Amartya Sem;o cineasta Peter Greenaway; o escritor Michael Shermer; a filósofa e ativista pelo meio-ambiente indiana Vandana Shiva;o filósofo e professor britânico Simon Blackburn; a cientista britânica Susan Greenfield; o diplomata e Prêmio Nobel da Paz Mohamed Elbaradei.

O acesso ao seminário internacional Fronteiras do Pensamento Porto Alegre se dará exclusivamente através da  aquisição do Passaporte de acesso (pessoal e intransferível), que garante a participação nas conferências realizadas na cidade de Porto Alegre/RS.

Em Porto Alegre:

Local do curso
Salão de Atos da UFRGS
Av. Paulo Gama 110 – Bairro Farroupilha – Porto Alegre/RS

Horário
Inicio às 19h30

Em São Paulo:

Local do curso
Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16 – Luz – São Paulo/SP

Horário
Inicio às 20h30

Importante
Não haverá venda avulsa de ingressos.
As vagas são limitadas.
Programação sujeita a alterações.

Venda
Central de Relacionamento
(11) 4007.1200

Certificado
Ao final do curso, os alunos que tiverem no mínimo 75% de presença receberão certificado de curso de extensão universitária da UFRGS, com carga horária de 20h.

Importante
Não haverá venda avulsa de ingressos.
As vagas são limitadas.
Programação sujeita a alterações.

Veja a programação completa aquí: Fronteiras do Pensamento 2012

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: ""Fronteiras do Pensamento" com Cameron Siclair e Enrique Peñalosa / Porto Alegre e São Paulo" 03 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-52064/fronteiras-do-pensamento-com-cameron-siclair-e-enrique-penalosa-porto-alegre-e-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.