Habitação Experimental na Ilha de Atka / Taller Abierto

Taller Abierto, uma equipe de jovens arquitetos de Madrid (composta por Julio Rodríguez Pareja, Nacho Román Santiago e Daniel Martínez Díaz), recebeu o primeiro lugar no concurso internacional para a construção de uma habitação experimental, sustentável e eficiente energeticamente na Ilha de Atka no Alaska (EUA), o qual foi promovido no fim de 2011. Encontra-se aberta à baía de Atka, abrindo-se para o sol e para as vistas, enfrentando o vento, com uma seção inspirada pelas geometrias de uma aeronave, bem como nos signos da própria cultura aleutiana. Da cota da altura do solo até acima, a casa se levanta e o vento a penteia, aproveitando sua energia e força. Da cota do solo abaixo, a casa se alimenta do calor da terra vulcânica da ilha.

A facilidade de montagem, transporte e adaptação ao clima, condicionam a escolha do sistema construtivo. De uma maneira muito simples é proposta uma estrutura baseada no uso da madeira laminada estrutural. Uma estrutura que é desenhada para que a cobertura ofereça a mínima resistência ao vento. Deste modo as sucções de ar são mínimas, assim como o empuxo horizontal do vento (redução de rastros Von Karman – teoria aerodinâmica). E graças a isto, a estrutura pode ser ótima e mínima (eficiência estrutural).

Cortesia Taller Abierto

Os materiais com que se constroem os fechamentos sobre a estrutura de madeira, se caracterizam por sua leveza, facilidade de montagem (painéis facilmente transportáveis) e, sobretudo por sua resistência ao severo clima da ilha. Graças ao importante desenvolvimento da indústria de painéis metálicos compostos e a inovação da arquitetura têxtil (fachadas norte e sul), é possível um ótimo desenho de fechamento entre as duras condições climáticas e as novas tecnologias construtivas (eficiência material).
E por ser, também, muito importante, é proposto um interior muito confortável, desenhado com painéis de madeiras, criando uma atmosfera interior acolhedora, de proporções muito harmônicas, protegida, mas aberta às vistas sobre a costa. Um interior composto por espaços todos bem iluminados e ensolarados, capaz de renovar o ar interior sem problemas técnicos e muito estimulante para os sentidos (espaço interior eficiente).

Sistema Construtivo

Quanto ao aproveitamento do clima para obter as energias necessárias (eletricidade e calor) é proposto principalmente dois sistemas de geração, baseados na própria geologia e climatologia da ilha: o vento e o calor da terra (uma ilha de calor vulcânico – aproveitamento do calor latente superficial da terra). O projeto gera a energia necessária mediante geradores eólicos (adaptados à geometria e forma do projeto de arquitetura) e mediante uma instalação geotérmica (geração de água quente e geração de eletricidade como complemento à energia eólica. Aquecimento da água e geração de eletricidade mediante a circulação de vapor d’água).

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Taller Abierto
  • Ano: 2011
  • Endereço: Ilha de Atka Alaska Estados Unidos da América
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Ilha de Atka, Alaska, Estados Unidos da América
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: Taller Abierto - Julio Rodríguez Pareja, Nacho Román Santiago e Daniel Martínez Díaz
  1. Texto e Imagens: Cortesia do Taller Abierto

Text Message Html

Cita: Victor Delaqua. "Habitação Experimental na Ilha de Atka / Taller Abierto" 01 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-51749/habitacao-experimental-na-ilha-de-atka-taller-abierto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.