Reforma de Edifício em Calçada do Lavra / Jorge Mealha

© João Morgado

O projeto diz respeito à reforma de um edifício antigo, presumivelmente construído no final do século XIX, mas que só foi registrado em 1906. Uma operação de custo controlado, proposto pelo proprietário, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, destinado a reabilitação deste edifício que estava em risco de colapso.

© João Morgado

O projeto visa preservar, tanto quanto possível os elementos originais do edifício – pisos e paredes – propor uma reformulação da subdivisão existente, que foi caracterizado por ter espaços muito apertados, resultando na criação de oito apartamentos, dois dos quais são do tipo duplex.

© João Morgado

Aproveitando-se da necessidade da introdução de um elevador, o hall de entrada é redesenhado, sugerindo um caminho que ignora o volume – lançado a partir de paredes exteriores – exigido para a colocação deste equipamento O novo design do átrio que se estende a sua dimensão original, enfatiza a perspectiva da escada existente, que é mantida, permitindo uma melhor iluminação natural e oferecendo pequenos jogos de escala e perspectivas cruzadas.

© João Morgado

Sempre que possível, a estratégia foi preservar o pavimento existente – de madeira de pinho – supondo que as alterações nas áreas onde, devido a sua degradação foi substituído As paredes e os tetos são rebocados e pintados de branco. Alguns elementos tem acabamento em pedra ou birth.

© João Morgado

As venezianas das janelas foram restauradas e pintadas de branco, mantendo as portas de acesso originais dos apartamentos, deixando marcas das intervenções anteriores e madeira de trabalho como notas de cor e textura nas escadas.

© João Morgado

As paredes externas e os elementos são pintados em branco na sua totalidade, a fim de permitir que o desenho das suas partes sejam lidos pela luz incidente ao longo do dia.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Jorge Mealha
  • Ano:
  • Endereço: Calçada do Lavra Lisboa Portugal
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Calçada do Lavra, Lisboa, Portugal
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquiteto: Jorge Mealha
  2. Equipe de Projeto: João Sítima (Mestre de Obras), Rita Melancia (Lider de Projeto), Teófilo Raposo, Gonçalo Silva, Pedro Hormigo, Ricardo Manaia

 

  1. Conclusão: 2011

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Marquez. "Reforma de Edifício em Calçada do Lavra / Jorge Mealha" 31 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-51548/reforma-de-edificio-em-calcada-do-lavra-jorge-mealha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.