Edíficio El Nodo / Exit Architects

© Cortesia de Exit Architects

Num lugar privilegiado, no final de um prado verde no topo de uma colina e com o estuário Avilés no horizonte, dois pequenos objetos metálicos ficam parados sobre uma base de concreto e admiram o espetáculo diante de seus olhos. Vestido com um terno que cobre a sua cabeça e torço, eles se protegem de chuvas desagradáveis e assistem o tempo passar.

© Cortesia de Exit Architects

Conforme dito no parágrafo anterior, desde o início do projeto foi considerada a qualidade do ambiente e o desejo de tratar os edifícios como se fossem praticamente “vivos” e pudessem expressar as sensações que o lugar provocou em nós mesmos.

© Cortesia de Exit Architects

O terreno está situado na margem de uma encosta íngreme e os regulamentos urbanos determinam que deveríamos configurar dois blocos que partilhassem duma base comum, mas cada um com uma área construída ligeiramente diferente. Isto nos pareceu interessante, para que pudéssemos projetar dois volumes com a mesma linguagem, quase idênticas, mas diferentes ao mesmo tempo.

Planta pavimento 1, 2 e 3

A ideia do projeto é toda sobre o envelope, a pele, que se dobra para configurar a personalidade do edifício. Numa cidade com um forte caráter industrial, encontramos aço muito apropriado, como uma folha apertada que se rasga para criar janelas e varandas, e abre-se na parte superior para o entorno através de grandes janelas que olham, como olhos, para os prados e estuário.

© Cortesia de Exit Architects

Projetamos um acesso único e comum a ambos os blocos apenas no espaço entre eles, como a tensão que provoca duas coisas muito próximas de si, e um espaço de encontro para a vizinhança. O nível de acesso é um pouco maior do que a rua e é concebido como uma praça semipública, onde as pessoas podem olhar para a paisagem ou conversar sentadas nos bancos protegidos da chuva.

© Cortesia de Exit Architects

Os apartamentos são distribuídos uniformemente através de todos os níveis. Nós tentamos compactar os andares intermediários para obter o máximo de espaço livre possível no térreo e pisos superiores. Assim, temos uma praça maior no piso térreo, com áreas cobertas sob os blocos e, nos andares mais altos, os duplex tornam o edifício menos denso. É lá onde a pele exterior perde sua opacidade e o aço se torna vidro.

© Cortesia de Exit Architects

Cada bloco possui uma escada cuja aparência a partir do exterior é minimizada utilizando a mesma folha de aço, mas perfurada. Durante o dia, se parece com o resto da fachada, mas durante a noite a luz surge através do aço e sua presença torna-se mais importante.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Exit Architects
  • Ano:
  • Área construída: 2737 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Solius, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Exit Architects – Ibán Carpintero, Mario Sanjuán, Ángel Sevillano, José Mª Tabuyo
  2. Arquitetos técnicos: Manuel Martínez Manso / Florentino Sión
  3. Consultor mecânico: Roberto Montero De La Losa
  4. Consultor estrutural: Jofemar S.L. José Luis Gutiérrez
  5. Fotografias: Miguel de Guzmán, Exit Architects
  1. Cliente: Sogepsa. Principado De Asturias
  2. Orçamento: 2,233,087 Euros
  3. Completo em: 2007

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Edíficio El Nodo / Exit Architects" 29 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-51319/edificio-el-nodo-exit-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.