Cadeira BKF / Grupo Austral

Esta cadeira foi criada em Buenos Aires no ano de 1938, pelos arquitetos do grupo Austral, Antonio Bonet, Juan Kurchan e Jorge Ferrari-Hardoy, cujas iniciais deram o nome a esta peça de design.

© Cortesia de Knoll

É composta por uma estrutura curvada de aço tubular de 12 mm sobre a qual assenta uma peça de couro. A cadeira proporciona uma sensação de leveza e transparência, fundindo a indústria e o artesanato em um único elemento. Sentando-se, o usuário pode adotar várias posições e experimentar uma sensação semelhante à sessão de estar numa rede.

© Cortesia de pastperfect

Ele é considerada uma das peças de design industrial modernista mais destacada, principalmente pela sua síntese construtiva, liberdade funcional, forma contemporânea e atemporal, para além de ser o produto do design argentino mais conhecido mundialmente e um ícone da modernidade.

© Cortesia de pastperfect

Esta cadeira de renome foi apresentada no primeiro Salão de Artistas Decoradores de Buenos Aires em 1943, onde obteve o primeiro prémio. Desde 1951, tornou-se parte da coleção permanente do MOMA, onde se encontra até aos dias de hoje.

© Cortesia de remodelista

Atualmente, a empresa norte-americana Knoll tem os direitos da fabricação.

Sobre este autor
Cita: Jorge Alves. "Cadeira BKF / Grupo Austral" 27 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-50888/cadeira-bkf-grupo-austral> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.