Praça do Mercado La Salut / Vora Arquitectura

© Adrià Goula Sardà

Falar sobre a Praça do Mercado La Salut é falar sobre o bairro de La Salut, periférico de Badalona. Que é uma grande junta administrativa ligada à Barcelona. A cidade cresceu fortemente nos anos 60 e 70 com a imigração vinda do sul da Espanha, e recentemente sofreu com grandes problemas de identidade, devido a uma alta taxa de imigração recente, desta vez, oriunda de todo o mundo.

© Adrià Goula Sardà

É também falar sobre o edifício do mercado, do arquiteto Josep Maria Sostres, construído em 1980. Um edifício que é uma referencia, com uma grandiosa plasticidade e poder intelectual, ele dominou e se tornou um marco urbano quando descrevem a praça.

Planta

Objetivos da intervenção:

  • Dar identidade para toda a área através do espaço “esquecido”, dando-lhe presença e fornecendo as funções necessárias, através da reflexão da complexidade do ambiente – estes são os objetivos da intervenção.
  • Presença. O espaço era uma área residual, sem acesso para o mercado. Uma nova porta de acesso neste lado foi criada, a qual ao longo do tempo se tornou a principal entrada do mercado.
  • As sucessivas transformações da comunidade no padrão social, equipamentos públicos e infraestruturas deram-lhe uma nova presença. A intervenção é o processo de “esvaziamento” do espaço. Onde antes havia uma superposição de elementos fixos (paredes, lâmpadas de rua, escadas, bancos, arbustos…) agora há geometria, fluxo de pessoas. É um espaço dinâmico.
© Adrià Goula Sardà

Simplicidade formal. A nova praça responde ao grande número de fluxo. O edifício, com este acesso principal para o norte, gera a entrada e a saída nos dias do mercado. O La Salut Civic Centre (no primeiro pavimento) é acessado através da rampa existente. Há também a importância da cruz principal, a convergência da Avenida Marquès de Sant Antoni  com a Rua Quevedo, que inclui o estacionamento subterrâneo para carros. Nas calçadas, as saídas da nova estação subterrânea L9 foram instaladas recentemente.

Axonométrica

Optou-se por simplificar ao máximo a forma da praça, reduzindo-a num plano inclinado definido pelos seus limites triangulares. É um espaço isotrópico onde itinerários não são priorizados e o fluxo livre é facilitado.
Composição rica. O espaço responde a diferentes usuários que podem ser acomodados; espaço de circulação, encontros, brincadeiras… Numa escala maior que diz sobre a nova centralidade da vizinhança. O projeto também representa a diversidade social da comunidade com a grande população imigrante, recente e estabelecida.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Vora Arquitectura
  • Ano: 2010
  • Área construída: 1000 m²
  • Endereço: marquès de Sant Mori s/n Badalona Espanha
  • Tipo de projeto: Paisagismo
  • Operação projetual:Requalificação
  • Status:Construído
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: marquès de Sant Mori s/n, Badalona, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Vora Arquitectura
  2. Equipe de Projeto: Eva Cotman, Anna Malaguti, Ondrej Fabian

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Praça do Mercado La Salut / Vora Arquitectura" 26 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-50821/praca-do-mercado-la-salut-vora-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.