Apartamento da Atriz / 0E1 Arquitetos

© Marcelo Donadussi

Localizado em uma das ruas mais antigas e tradicionais de Porto Alegre, esse apartamento ilustra claramente o momento de recuperação pelo qual o centro histórico porto-alegrense passa. Embora as calçadas do entorno da Casa de Cultura Mario Quintana sejam pontos de encontro dos criativos e da classe artística, o interior das quadras foi negligenciado, resultando em abismos urbanos sem vida.

Planta original

O apartamento possuia, em sua planta original, um grande pátio, resultado direto das necessidades de ventilação iluminação dos pavimentos superiores, sem relação clara com a configuração interna do apartamento.

Planta da reforma

Ao transformar metade desse jardim em um estúdio com acesso exterior independente, amplia-se não somente a área construída do imóvel como também as possibilidades de apropriação da área externa que agora se abre tanto para esse novo cômodo quanto para a copa.

© Marcelo Donadussi

A sala de estar, principal ponto de encontro no apartamento, recebeu uma conversadeira: um móvel que estabelece um diálogo entre o interior e o exterior, uma interface híbrida que permite a maximização de uso de todos esses espaços.

© Marcelo Donadussi

A escolha de materiais para a obra buscou reestabelecer a relação com o entorno ao dialogar com a estética predominante nos prédios tradicionais do Centro Histórico. A manutenção do parquet original, somada à utilização de ladrilho hidráulico e de pedra portuguesa, constrasta com o cimento queimado e estrutura metálica do estúdio, resultando em uma composição coerente e aconchegante onde o novo e o tradicional se complementam, como em uma alusão às calçadas da Rua dos Andradas.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Ficha técnica:

  • Arquitetos:0E1 Arquitetos
  • Ano: 2012
  • Área construída: 72 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Porto Alegre, Brasil
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

Arquitetos: 0E1 Arquitetos

Equipe: Ana Cristina Castagna, Anna Carolina Manfroi, Gabriel Giambastiani, Mario Guidoux, Pablo Resende

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "Apartamento da Atriz / 0E1 Arquitetos" 26 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-50704/apartamento-da-atriz-0e1-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.