Gallery Yeh / Unsangdong Architects

O projeto para a Gallery Yeh pode ser considerado como uma grande “tela” urbana, no sentido em que suas superfícies são trabalhos experimentais – ainda que saiam da disposição bidimensional comumente referenciada quando pensamos na ideia de tela. Aqui, a pele envoltória do edifício toma características espaciais, a partir de um novo código encontrado entre o plano do solo e o meio tridimensional.

Cortesia de Unsangdong Architects

É um trabalho que entra no mérito do processo de gerar espaço baseado na pesquisa da forma através da estrutura, constituída por dobras e superfícies polidas. A superfície adquire características topológicas, numa resultante gerada através de múltiplas camadas dissimuladas em uma só.

Cortesia de Unsangdong Architects

Aqui, a colocação do termo “Skinscape” aparece composta por uma variante de significado amplo – “scape” – unida ao conceito de pele na arquitetura, cada vez mais difundido atualmente. “Scape” como soma de outros elementos e camadas que envolvem o contexto em que a pele é inserida, como a estrutura, o espaço, o programa, a paisagem, etc. Dessa forma, podemos imaginar a deformação física da superfície do edifício como o conjunto dessas variáveis, intimamente ligado ao “skinscape”, passível de se constituído pela soma ou subtração de elementos do espaço.

Cortesia de Unsangdong Architects

A “Gallery Yeh” se torna um exemplo de aplicação desse conceito, mostrando complexidade espacial do todo, resultado da união de múltiplas camadas de pele, nas quais cada fatia de superfície apresenta uma qualidade espacial diferente. Essa “Espacialização da Pele” adquire coerência e a pele não mais funcionada como a superfície que envelopa o espaço, mas é fechada – se assim pode ser dita – pelo ar e pela luz, que garante os enquadramentos gerados pelas aberturas do edifício, numa interpretação metafórica e irônica por trás das novas possibilidades de espaço, tornando ele uma experiência enriquecedora de descoberta de camadas de lógica e ironia.

Cortesia de Unsangdong Architects

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Unsangdong Architects
  • Ano:
  • Área construída: 567 m²
  • Área do terreno: 1995 m²
  • Endereço: SinsaDong, GangNam Seul Coreia do Sul
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: SinsaDong, GangNam, Seul, Coreia do Sul
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: Unsangdong Architects
  2. Equipe de Projeto: Jang Yoon Gyoo, Shin Chang Hoon

 

Informação Complementar:

  1. Construção: GuJin Industrial Development Co.Ltd


  1. Cliente: Lee Sook Young

 

Sobre este escritório
Cita: Camila Bortoluzzi. "Gallery Yeh / Unsangdong Architects" 25 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-50666/gallery-yeh-unsangdong-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.