Frank Gehry desenhou tapeçarias para empresa portuguesa

Parceria entre Frank Gehry e a empresa portuguesa Ferreira de Sá resulta numa colecção de tapeçarias com a assinatura do arquitecto e será apresentada esta semana em Nova Iorque. O metro quadrado custa 650 euros.

Frank Gehry desenhou tapeçarias para uma empresa portuguesa. Estranho? A parceria entre o arquitecto e a empresa Ferreira de Sá resultou numa colecção de peças que vão ser apresentadas na “Internacional Contemporary Furniture Fair”, em Nova Iorque, entre os dias 19 e 22 de Maio.

Tapeçaria Frank Gehry © DR

Conhecido por ultrapassar as linhas da arquitectura tradicional, criando uma expressão mais dramática nos projectos que desenvolve, Frank Gehry resolveu aventurar-se no mundo têxtil. Como? Simples. Através de Álvaro Siza.

Foi, de facto, através do arquitecto português que “Frank Gehry ficou interessado em colaborar e expandir a sua criatividade”, garantiu ao P3 Fernanda Barbosa, engenheira têxtil da empresa Ferreira de Sá, sediada em Espinho e fundada em 1946.

Álvaro Siza, que anteriormente assinou uma colecção de tapetes na mesma empresa portuguesa, foi o ponto de contacto que levou Frank Gehry “assinar um contrato de exclusividade com a Ferreira de Sá”, explica Fernanda Barbosa.

Tapeçaria Álvaro Siza via Ferreira Sá

O arquitecto canadiano “está bastante entusiasmado com este projecto e pretende chegar às 10 peças”, afirmou Fernanda Barbosa.

A colecção que, actualmente tem quatro peças, será comercializada em Portugal a partir de 1 de Junho, com o preço de 650 euros por metro quadrado.

O Walt Disney Concert Hall e o Museu Guggenheim, em Bilbao, são algumas das obras mais emblemáticas e conhecidas do arquitecto. Inspirado nas aguarelas e pinturas de gravura, Frank Gehry, nesta colecção, rasga com o convencional e desafia formas e lógicas com “nuances” e motivos orgânicos.

Fonte: Público / P3

Sobre este autor
Cita: Jorge Alves. "Frank Gehry desenhou tapeçarias para empresa portuguesa" 23 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-49823/frank-gehry-desenhou-tapecarias-para-empresa-portuguesa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.