Projeto de Iluminação: Estádio Nacional do Peru / Claudia Paz lighting Studio

O Estádio Nacional é um lugar público de orgulho e emoção esportiva. Nos dias de eventos a vida de uma cidade se concentra neste espaço, preenchendo-o de vida e transbordando emoção, de onde as pessoas interagem e dividem uma paixão.

Cortesia Claudia Paz lighting Studio

Ao abordar o projeto de iluminação para o Estádio Nacional do Peru, a equipe de projeto esta consciente da necessidade de um projeto irônico que coincidisse com a paixão e o orgulho dos espectadores de futebol e da cidade em geral. O objetivo era utilizar a iluminação para estabelecer uma conexão visual entre os fãsm sua paixão e o jogo.

Cortesia Claudia Paz lighting Studio

Com o uso de tecnologias inovadoras se capturou o espírito da multidão e este jogo se vê refletido como um espelho através da fachada. Os aumentos repentinos no volume dos espectadores é visualmente representado na fachada como um padrão de cor de luz em diferentes intensidade. Seguindo a comemoração de um gol, todo o estádio pode ser observado como uma incrível tela de luz.

Cortesia Claudia Paz lighting Studio

O efeito geral é que a fachada com seu sistema de iluminação e controle interativo monitora o pulso da multidão e isto se reflete no exterior. A emoção interna é visível por todos e destaca na imagem noturna da cidade de uma maneira impressionante e bonita.

Cortesia Claudia Paz lighting Studio

PROJETO DE ILUMINAÇÃO

O esquema de iluminação externo está projetado para integrar-se perfeitamente no marco arquitetônico, oferecendo o cenário perfeito para mostrar padrões de iluminação que representam o estado de ânimo da multidão no interior do estádio.

Para o projeto de iluminação da nova fachada, foram consideradas diferentes capas de sistema de luminárias que pudessem trabalhar em conjunto ou de maneira independente, para obter assim múltiplas possibilidades de mostrar a nova e antiga arquitetura do estádio.

Cortesia Claudia Paz lighting Studio

Na estrutura metálica principal que circunda o estádio, a maioria das luzes estão dispostas em dramáticos padrões que se assemelham a “chamas” que se envolvem por cima e ao redor da forma bulbosa da estrutura. Atras desta, um banho de luz com projetores tipo wallwasher, gera uma luz de fundo que contrasta com a iluminação direta das “chamas” e acentua a curvatura da estrutura.

A estrutura tencionada que cobre o estádio e sobressai da fachada, conta com uma iluminação contínua e serve como arremate visual do edifício a noite. Estas luzes podem ser programadas para mudarem de cor e movimento gerando um complemento perfeito as luzes localizadas nas “chamas”.

Cortesia Claudia Paz lighting Studio

A torre, elemento arquitetônico que se manteve do projeto original do antigo estádio aparece imóvel iluminada com projetores de LED de luz branca, dando o balanço perfeito ao show de luzes coloridas que se observa ao seu redor.

Uma nova estrutura, aparece na arquitetura do estádio, uma torre na forma de uma tocha olímpica oposta a antiga torre, o corpo é iluminado com projetores de LED’s de luz branca e para simular o movimento de chamas, luminárias de LED’s RGB.

Cortesia Claudia Paz lighting Studio

A escala da fachada do estádio requeria uma gama muito ampla de possibilidades de mudanças de cores e diversos pixels direcionais para poder criar diversos efeitos. As luminárias são da Traxon Technologies, que se especializaram em luminárias de led de alta qualidade, controladas por um sistema E:cue, que prove os necessários 62 universos de DMX de saída de controle de iluminação.

Uma variada gama de luminárias foram utilizadas no projeto, tais como: Iluminação de visão direta com RGB Media tube difuse de 1mts – 2 pixel (se instalaram 1405 unidades), Iluminação indireta com RGB Media tube clear de 1mts – 2 pixel (se instalaram 144 unidades), Iluminação difusa com Wallwasher  XB-36 RGB (se instalaram 255 unidades), Iluminação de acento com Led Wallwasher em luz branca (se instalaram 40 unidades), Iluminação indireta com Wallwasher XB-36 RGB (se instalaram 10 unidades), Griven Searchlights de 4000w (se instalaram 8 unidades) e Iluminação cenográfica interior com projetores de Gobo e filtros de cor (se instalaram 8 unidades).

Cortesia Claudia Paz lighting Studio

Os padrões de iluminação foram cuidadosamente projetados para representar fielmente os estados de ânimo. Os padrões variam em cor, velocidade, brilho e escala, as vezes a fachada brilha de alegria e óbvia celebração, outras vezes se retrocede a um estado moderado e decepcionado. Estas Variações de estado de ânimo da multidão se visualizam claramente de fora, para que a cidade possa ver e fazer parte.

Cortesia Claudia Paz lighting Studio

O sistema de iluminação está composto por três componentes principais: o sistema de luminárias, que consiste em luminárias RGB da Traxom Technologies, projetores Searchlights da Griven e Projetores Gobots, o sistema principal de controle E:cue e o sistema interativo do Cinomod Studio, convertendo este projeto no que, na atualidade, é o maior projeto de controle de massa e aplicação de luzes interativas no mundo, o estádio é capaz de comunicar o fluxo e refluxo da emoção e da decepção com a cidade que o rodeia e se converte em um espetáculo, isto não existe em nenhuma outra parte do mundo, e o projeto de iluminação da fachada do Estádio Nacional, por isso, esta na vanguarda do projeto de iluminação interativa.

Cortesia Claudia Paz lighting Studio

PROJETO DE CONTEÚDO E PROGRAMAÇÃO

O projeto de conteúdo foi elaborado cuidadosamente já que devia refletir os diversos estados de ânimo do interior e que, com o movimento das luzes e transições de calor, a cidade poderia interpretar o que se sucedia no interior.

Cortesia Claudia Paz lighting Studio

O esquema de distribuição de luminárias doi subdividido em 6 grupos: Celoscreen, Wallwashers, Ceiling, Torch, Gobo projectors, Searchlights, gerando um total de 400 listas de shows de luz, as quais se combinam entre si e se obtém os shows de luz que mostram os estados de ânimo dos espectadores durante um evento esportivo.

Cortesia Claudia Paz lighting Studio

Se desenvolveram uma série de “story boards” para cada estado de ânimo, os quais deviam diferenciar-se um do outro em diversas gamas de coro, intensidade de luz, rapidez de movimento e forma de movimento: ascendente, descendente, lateral, diagonal ou longitudinal.

Cortesia Claudia Paz lighting Studio

Com não mais de 2000 luminárias aproximadamente, distribuídas ao longo da fachada teríamos uma tela de baixa resolução, e por isso que os efeitos deveriam ser muito dramáticos e que contrastassem entre si para obter o impacto desejado.

Fachadas

Uma fachada quase estática com um fundo de luz suave por trás da estrutura e apenas as linhas que desenham as chamas acesas em uma cor azul refletem uma tranqüilidade dentro do recinto, mostrando o estado de tédio no seu interior, o qual é interrompido por um súbito incremente de intensidade e movimento, expressando a emoção de alguma mudança, de repente uma luz vermelha intensa aparece de forma ascendente nas chamas, uma explosão de luzes brancas e vermelhas se movimentam rapidamente por toda a longitude da fachada, os searchlights movendo seus raios de luz no céu, claramente expressando a celebração de um gol no interior.

O estádio vive e transmite o que ocorre no interior e isto é refletido através da luz.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Claudia Paz lighting Studio
  • Ano: 2011
  • Status:Construído

Equipe:

  1. Conceito e Projeto de Iluminação: Claudia Paz lighting Studio - Claudia Paz e David Castañeda
  2. Reforma e projeto de arquitetura: José Bentín Arquitectos
  3. Colaboradores: Fredy Cordova, Jhonny Escate, Julio Pacheco, Juan Jose Conde, Juan Carlos Martinez, Rosana Asencios Vicuña, Alvaro Obregón Candela e Erik Tanaka

Informação Complementar:

  1. Projeto do Sistema Interativo: Dominic Harris – Cinimod Studio e Nick Cheung – Cinimod Studio
  2. Projeto do Conteúdo e Programação: Cesar Castro – Arquileds e Christian Brink – ECUE
  3. Projeto de Luminarias: Fai Ho – Traxon


  1. Cliente: IPD – Instituto Peruano del Deporte
  2. Tempo de Execução: 100 dias


Sobre este escritório
Cita: Leonardo Márquez. "Projeto de Iluminação: Estádio Nacional do Peru / Claudia Paz lighting Studio" 19 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-49417/projeto-de-iluminacao-estadio-nacional-do-peru-claudia-paz-lighting-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.