Residência Whistler / BattersbyHowat Architects

Localizado num bairro de Whistler no caminho para as montanhas, esta casa foi projetada para clientes que apreciam a característica estrutural da madeira dum “Whistler Chalet”, mas que desejavam uma casa familiar ímpar para sete pessoas que pudesse capturar esta ambiência sem a sua organização típica e estética.

© Sama Jim Canzian

Situado num local proeminente, a massa visual da estrutura foi diminuída, fazendo uma parte substancial da casa parecer estar abaixo do nível através da remoção estratégica de rochas, e pela extensão do terraço da sala através da garagem. Uma área coberta superior no pátio também foi esculpida para a fim de captar a luz central na casa. O resultado é uma residência que parece enganosamente modesta em relação às propriedades vizinhas.

© Sama Jim Canzian

A locação cuidadosa do programa permite zonas de retiro para adultos e crianças sobre os mais altos e baixos níveis de piso, respectivamente. Privacidade também é conseguida por meio de vistas enquadradas de dentro da casa que captam vários picos de montanhas distantes, juntamente com o imediatismo das pedras e vegetações que incorporam a casa em seu terreno.

Planta pavimento principal

O nível mais baixo, que se conecta diretamente ao solo, tem uma disposição “labirinto” dos espaços privados e comunitários. Paredes de concreto exposto suportam madeiras sem emendas que dão acesso aos quartos de dormir e espaços de serviços localizados nesse nível. O andar principal é uma grande sala aberta animada por múltiplas fontes de luz naturais e pontos de vista variados para a floresta e as montanhas distantes. Como no primeiro andar, as paredes se estendem até os cantos e obscurecem o sentido do espaço de contenção.

© Sama Jim Canzian
© Sama Jim Canzian

No exterior, as paredes operam de uma maneira semelhante, alargando os limites percebidos do interior e o recortando vistas para controlar a exposição e a privacidade.
Coberturas metálicas e telhas pretas manchadas revestem a principal forma da estrutura. Em contraste, as áreas rebaixadas são revestidas com um acabamento limpo em cedro vermelho, vigas Douglas Fir e grandes painéis de vidro que trazem calor e luz para os espaços interiores.

 

Corte 1

Ficha técnica:

  • Arquitetos:BattersbyHowat Architects
  • Ano:
  • Área construída: 540 m²
  • Área do terreno: 1050 m²
  • Endereço: Whistler British Columbia Canadá
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Aço e Madeira
  • Localização: Whistler, British Columbia, Canadá
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: BattersbyHowat Architects
  2. Equipe de Projeto: David Battersby, Heather Howat, Tillie Kwan
  3. Consultor Estrutural: Equilibrium Consulting
  4. Consultor de Envelope: JRS Engineering Ltd.
  5. Contratante: Need Brophy Services Ltd.

 

  1. Completo em: 2010

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Residência Whistler / BattersbyHowat Architects" 16 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-48776/residencia-whistler-battersbyhowat-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.