Lançamento do livreto: "A história de um fantástico encontro num lugar a vir a ser Brasil" / Caruaru – Pernambuco

O artista Lula Marcondes, da O Norte Oficina de Criação, lança no dia 23 de maio (quarta-feira), às 17h, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA/ UFPE), em Caruaru, o livreto A história de um fantástico encontro num lugar a vir a ser Brasil. Com consultoria antropológica de Caroline Leal, a publicação é um instrumento educacional que traça, de forma simples, didática e atrativa, um panorama sobre nossos vínculos culturais com as matrizes ancestrais de povos africanos e indígenas durante o processo histórico de formação do povo brasileiro.

Divulgação

O lançamento conta com uma roda de diálogo sobre educação indígena e quilombola e, por fim, com apresentação de Adiel Luna e o Coco Camará. O projeto foi financiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e tem tiragem de 5 mil exemplares, distribuídos, no primeiro momento, em escolas indígenas e quilombolas de Pernambuco, e em algumas escolas indígenas de Alagoas e Paraíba, além de bibliotecas públicas e espaços comunitários de leitura.

Além de servir como elemento de incentivo à leitura, o livreto vem dar suporte à aplicação das leis federais número 10.639/2003 e 11.465/2008 que exigem inserção e discussão sobre as culturas africana e indígena no currículo escolar. É uma lei que, em sua aplicação prática, ainda necessita de ações mais amplas de produção e publicação de material didático com conteúdo específico que qualifique a prática pedagógica dos professores dentro dessa temática étnica.

Divulgação

O conteúdo do livreto, com texto de fácil assimilação e ilustrações do próprio Lula Marcondes, pode ser aproveitado na grade curricular em disciplinas como história, educação artística, entre outras. Ainda reforça a conexão entre povos indígenas e quilombolas em Pernambuco. Esse intercâmbio, não muito constante, acontece em interessantes ocasiões como na convivência interétnica do Povo Indígena Atikum com o quilombo de Conceição das Crioulas, em Salgueiro, que têm uma relação histórica de parentesco e uso compartilhado do território que ocupam tradicionalmente.

A distribuição dos livretos está a cargo da COPIPE (Conselho dos Professores Indígenas de Pernambuco) e, no caso das comunidades quilombolas, a distribuição será feita pela Secretaria Estadual de Educação / Educação no Campo, que é o setor responsável pela educação quilombola. Essas duas entidades têm pleno conhecimento das áreas mais carentes por material didático dentro dos territórios indígenas e quilombolas.

Divulgação

Proximidade - Desde 2003, os membros da O Norte Oficina de Criação trabalham em parceria com alguns povos indígenas de Pernambuco, como Pankararus-Entre-Serras, Pipipã e principalmente, os Xukurus, dando consultoria em arquitetura sustentável, projetos culturais em vídeo e produção de CD.

O livreto A história de um fantástico encontro num lugar a vir a ser Brasil está disponível em versão online (flip)pelo http://issuu.com/onorterecife/docs/um_fantastico_encontro

 

SERVIÇO

Lançamento do livreto A história de um fantástico encontro num lugar a vir a ser Brasil, de Lula Marcondes

Quando: 23 de maio (quarta-feira), às 17h

Onde: Centro Acadêmico do Agreste (CAA/ UFPE). Endereço: BR-104 km 59, Nova Caruaru, Caruaru – PE.

Roda de diálogo com Lula Marcondes (O Norte Oficina de Criação); Caroline Leal (antropóloga); Claudemar Santos (Negros de Gilu e Comissão Estadual de Comunidades Quilombolas em PE); Edilene Bezerra (Povo Truká e Comissão de Professores indígenas de Pernambuco.

 

Informações: 81. 3421.8393 (O Norte Oficina de Criação)

 

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: " Lançamento do livreto: "A história de um fantástico encontro num lugar a vir a ser Brasil" / Caruaru – Pernambuco" 14 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-48489/lancamento-do-livreto-a-historia-de-um-fantastico-encontro-num-lugar-a-vir-a-ser-brasil-caruaru-pernambuco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.