Consultório Dentário / Estudio Arquitectura Hago

© Javier Callejas Sevilla

Contínuo, consecutivo e contíguo / Práticas espaciais com Vidro Branco

Esta clínica dental é colocada no segundo andar de um prédio de escritórios. Este projeto começa ao ver a clínica como um complexo espacial e não como a combinação de fragmentos públicos e privados. Para fazer isso, pretendemos que o vários aspectos clínicos e de projeto participassem da mesma experiência espacial, organizando o fluxo de pacientes e do movimento de pessoal médico.

© Javier Callejas Sevilla

1. contínuo
Os pacientes podem perceber a ideia da clínica como um todo em toda parte. O fluxo de pessoas ocorre em todo o grande ambiente de vidro branco traslúcido, seguindo por toda a clínica, desde a recepção até a sala de espera e as salas médicas. O fluxo de pessoal médico se encaixa na massa da parede vítrea. A atividade médica tem lugar por toda a parte, a partir do interior da caixa (laboratórios e armazém) para cada poltrona nos quartos médicos.

Croquis
© Javier Callejas Sevilla

2. consecutivo
O programa funcional torna-se a imagem da clínica, sendo o interior da caixa do centro de operações. Os principais usos seguem de forma consecutiva: salas de recepção-espera, corredor perimetral, laboratórios de armazenamento-esterilização-escritórios e salas médicas. As salas médicas são apresentadas seguindo o mesmo plano e oferecendo uma abordagem de crescimento infinito (como se houvesse três casos). Estas salas estão fechadas, a fim de acomodar as primeiras visitas e tratamentos especiais.

© Javier Callejas Sevilla

3. contíguo
Os espaços estabelecem um intercâmbio organizado de materiais, texturas e reflexos que se apresentam de forma contígua em diferentes experiências espaciais. A madeira dobrada acomoda a sala de espera e recepção. O acabamento de alto brilho vai pelos flancos do perímetro da estrutura feita de vidro no teto e no chão.
Propomos a poderosa sutileza de mudar o acabamento na figura principal no espaço, colocando em diálogo a área de estética da sala de espera (com um acabamento doméstico e macio), com a zona de movimento do perímetro vítreo (onde o reflexo mostra o quase infinito espaço de comprimento e de altura). O resultado permanece na memória do paciente: um grande espaço que representa uma grande equipe médica.

© Javier Callejas Sevilla

4. luz em toda parte
Vidro e luz formam uma aliança, a fim de cobrir todos os espaços. As salas médicas são colocadas ao lado do perímetro da fachada (que é colocada no norte), a fim de tirar vantagem da iluminação constante natural. A luz é graduada através do vidro de modo que primeiramente inundem áreas de trabalho no interior da caixa e depois para as áreas de espera.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Estudio Arquitectura Hago – Emilio Delgado Martos & Antonio Álvarez-Cienfuegos Rubio
  2. Engenharia: Estudio Sinergia
  3. Empreiteira: Millangar Construcciones Costa del Sol
  1. Ano da construção: 2011-2012
  2. Orçamento: 350,000 €

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Marquez. "Consultório Dentário / Estudio Arquitectura Hago " 12 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-48311/consultorio-dentario-estudio-arquitectura-hago> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.