Sake Manzo / Beijing Matsubara and Architects

O terreno está localizado numa zona residencial, junto ao lado leste da Bejing Third Ring Road. Este é um projeto de renovação de um edifício antigo transformado num restaurante japonês. Como Manzo Bar (projetado por BMA, 2005) ia se mudar, BMA foi solicitado para projetar o espaço interior novamente. Em abril de 2011, o projeto começou a partir da demolição da decoração de seus interiores do antigo restaurante chinês com uma área de 380 m². Depois de ter exposto a armação de edifício existente para verificar a estrutura e os equipamentos, o desenho em paralelo com a construção e a restauração foram trabalhados, e completados em setembro de 2011.

© Misae Hiromatsu

Como o cliente tinha o conceito de “transmitir a cultura do saquê para a China”, a garrafa de saquê foi utilizada como motivo de projeto. As luminárias no salão principal são feitas destas garrafas. Além disso, inúmeras garrafas de saquê são expostas nas prateleiras de cada espaço. O exterior é remodelado com uma persiana de madeira. Através dos intervalos da grelha, o espaço interior pode ser visto da rua. Esta “fachada-grelha” ajuda a transmitir a atmosfera animada para o exterior, mantendo o espaço interior confortavelmente escondido.

© Misae Hiromatsu

Com um edifício longo e estreito, o desafio era como atrair a atenção do cliente para o interior.. Por este motivo, criamos um pátio, removendo parte do telhado no centro do edifício. No pátio, novas aberturas foram criadas na parede para que os clientes vejam o jardim do salão principal. Além disso, o teto do corredor que percorre o salão principal para o extremo posterior é caracterizado pelas intempéries do arco de aço galvanizado, o qual também é destinado a atrair a atenção do cliente para os espaços de trás.

© Misae Hiromatsu

No salão principal, os painéis de antigas divisórias chinesas que foram abandonadas no antigo restaurante chinês agora foram colocados em cima do balcão como uma colcha de retalhos. Esses antigos materiais tornam-se contemporâneos desta maneira. Muitas das luminárias são feitas sob medida, como a “lâmpada copo-de-saquê” na entrada, e a “lanterna nuvem” nas salas privadas, que é feita por um fabricante de lanternas chinesas. Existem muitas variedades de artesanatos chineses integrados ao restaurante.

Fachada
Planta 01

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Beijing Matsubara and Architects - Hironori Matsubara, Kazunori Yamaguchi

Informação Complementar:

[caption id="attachment_48171" align="alignnone" width="530"] Fachada[/caption]

 

[caption id="attachment_48172" align="alignnone" width="530"] Planta 01[/caption]

 

[caption id="attachment_48171" align="alignnone" width="530"] Fachada[/caption]

 

[caption id="attachment_48172" align="alignnone" width="530"] Planta 01[/caption]

 

Construção: LI Qiyun

  • Cliente: Beijing YilinChuangyeShangmao Ltd
  • Sobre este escritório
    Cita: Victor Delaqua. "Sake Manzo / Beijing Matsubara and Architects" 11 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-48161/sake-manzo-beijing-matsubara-and-architects> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.