Casa na Praia Preta / Nitsche Arquitetos Associados

A casa está implantada em uma faixa de terra entre o mar e a serra do mar. Os dois ecossistemas são extremamente exuberantes. A serra é coberta pela mata atlântica nativa (que é o ecossistema mais biodiversificado do planeta). A praia é pequena com baixa ocupação com mar cristalino e protegido por pequenas ilhas do oceano atlântico.

Cortesia Nitsche Arquitetos Associados

O fato do lote ser grande dentro de um condomínio de poucas casas sem divisão física entre elas tornam os elementos naturais os principais fatores a serem considerados para disposição da construção.

A casa é uma ligação entre as forças naturais que a cercam.

Cortesia Nitsche Arquitetos Associados

Edificação

A casa foi totalmente reformada. Da casa original mantivemos sua posição, a estrutura de madeira laminada e algumas paredes. Foram retirados todos os pisos e acabamentos e foi acrescentada uma nova estrutura de cobertura para aumento do pé direito. A reforma visou o fortalecimento de sua característica de ligação das forças naturais. A área íntima foi subdividida em partes idênticas e os espaços de convívio foram reunidos num único espaço amplo.

A casa é uma grande plataforma retangular com os lados maiores paralelos á praia. A construção fica praticamente sobre a areia da praia. Uma das grandes fachadas está voltada para a praia e a outra para a serra. Estas duas fachadas são compostas por grandes aberturas e varandas lineares. As varandas paralelas em fachadas opostas servem de circulação para os diferentes cômodos.

Cortesia Nitsche Arquitetos Associados

Consideramos importante conceitualmente que as paredes de alvenaria e os elementos opacos em geral se distribuíssem perpendicularmente a praia para proporcionar transparência e fluidez a edificação (dos ventos, da luz e das visuais). Os elementos de fechamento móvel e transparente estão distribuídos paralelamente a praia e foram projetados para proporcionar o máximo de abertura possível. Na varanda as portas de correr em trilhos independentes podem ser todas recolhidas fora do perímetro da casa e nos cômodos, portas de correr e venezianas de enrolar permitem a entrada total de luz e ventilação.

Cortesia Nitsche Arquitetos Associados

A casa reúne as atividades com funções semelhantes para potencializar a qualidade dos espaços. As áreas íntimas da casa foram projetadas para proporcionar o máximo de privacidade e as áreas de uso comum o máximo de convivência e amplitude. A casa tem quatro quartos iguais e independentes. Com entradas separadas e com acesso direto às varandas. Procuramos reunir os ambientes de convívio da sala de estar, sala de T.V. e cozinha em um único grande espaço. Esta característica promove o encontro e proporciona a sensação agradável de um espaço amplo e múltiplo. Diferente da sala os quartos receberam um forro e tem o pé direito mais baixo e compacto para proteger e abrigar o usuário durante o descanso.

Planta

O espaço da varanda também é um espaço com características especiais. Ela funciona como a continuidade do espaço da areia da praia, tradicionalmente também um espaço de convívio. A abertura total das portas de correr da sala proporciona a integração da sala à varanda e conseqüentemente da sala à praia. Com isso a casa passou a ter um único ambiente de convívio; uma “sala-varanda-praia”. A sensação tátil da praia também determinou a escolha do piso de pedra do tipo arenito.

Cortesia Nitsche Arquitetos Associados

Construção

A plataforma retangular é de concreto armado suspenso do solo revestido por placas quadradas com 57x57cm de pedra do tipo São Tomé. A estrutura original é composta por vigas de madeira laminadas. A nova estrutura da cobertura é composta por vigas de madeira Itaúba aparelhadas com ligações metálicas e parafusos de aço inox. A cobertura é metálica de alumínio tipo sanduíche com miolo de poliuretano 50mm.

Cortesia Nitsche Arquitetos Associados

O forro dos quartos são de chapas de MDF pré-pintadas, as esquadrias são de alumínio anodizado e vidros laminados, e o fechamento vertical entre a telha metálica e as esquadrias são de policarbonato alveolar cristal 10mm.As paredes das áreas molhadas são de pastilhas de vidro coloridas e o mobiliário é composto por bases metálicas de aço inox.

Cortesia Nitsche Arquitetos Associados

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Nitsche Arquitetos Associados
  • Ano: 2006
  • Área construída: 325 m²
  • Área do terreno: 2136 m²
  • Endereço: Estrada da Praia Preta 703, Km 175, Rodovia Rio-Santos São Paulo Brasil
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Localização: Estrada da Praia Preta 703, Km 175, Rodovia Rio-Santos, São Paulo, Brasil

Equipe:

Arquitetura: Nitsche Arquitetos Associados - Lua Nitsche, Pedro Nitsche, João Nitsche, Suzana Barboza, Renata Cupini, Mariana Simas

Informação Complementar:

  1. Projeto de Instalações: Nakamura
  2. Projeto de entrada de energia: MVS Engenharia
  3. Estrutura de Concreto: Núcleo Urbano
  4. Estrutura de Madeira: Zanchet
  5. Fechamentos: Tecno Feal, Irmão Farias
  6. Iluminação: Cia de Iluminação
  7. Paisagismo e Iluminação: Odara Jardins, Beatriz Recoder

Execução:

  1. Mão de Obra Civil: Construvale Construções e Serviços: Valdir Assis de Oliveira
  2. Vidraçaria: Litoral Vidros
  3. Marmoraria: Litoral Mármores;  Marmoraria Boissucanga
  4. Ar- Condicionado e Central Térmica: Prática Engenharia
  5. Caixilhos- Fechamentos: Tecno Feal; Irmãos Farias
  6. Marcenaria: Marcenaria Mirai
  7. Serralheria(peças da estrutura e fechamento policarbonato): Irmãos Farias
  8. Serralheria: (mobiliário aço inox): Janos Biezok
  9. Paisagismo: Odara Jardins
  10. Sistema de Segurança: Fragata Litoral
  11. Pintura: Assis

Fornecedores: 

  1. Material Civil: Paco Juquehy
  2. Material Elétrico: Power Shop
  3. Madeira: Zanchet;  Leo Madeiras
  4. Marcenaria:  Marcenaria Mirai
  5. Granitos:  Litoral Mármores;   Marmoraria Boissucanga
  6. Telhas de alumínio Termo Acústicas:  Panisol
  7. Caixilhos e Fechamentos: Tecnofeal;  Irmão Farias
  8. Serralheria: Irmão Farias;   Janos Biezok
  9. Policarbonato:  Day Brasil
  10. Equipamentos: Prática Engenharia
  11. Revestimento piso: GP Pedras
  12. Revestimento Banheiros: Vidrotil
  13. Luminárias: Cia de Iluminação
  14. Copiadora: Jú Cópias
  15. Louças e Metais: Deca- Construdomus
  16. Ventiladores: Reverlux
  17. Coifa:  Pulsar
  18. Paisagismo: Odara Jardins
  19. Sistema de Segurança:  Fragata Litoral
  20. Tintas:   Império das Tintas

 

Sobre este escritório
Cita: Gica Fernandes. "Casa na Praia Preta / Nitsche Arquitetos Associados" 10 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-48024/casa-na-praia-preta-nitsche-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.