Simpósio “O Desenho da Casa Brasileira" no IAB- PE / Recife - Pernambuco

A prática projetual e a construção de habitação de baixa renda sofrem uma persistente desvalorização profissional e social, que inclui o mito de ser inviável afrontar esse desafio com qualidade ou até mesmo renegar o comprometimento dos profissionais na (trans)formação e dignificação das cidades através de arquitetura de cunho social.

O IAB-PE promove o simpósio “O Desenho da Casa Brasileira” como instrumento de análise e discussão do tema da habitação de interesse social em seu contexto de planejamento urbano e arquitetônico projetual, como também em relação aos atores e impactos desses empreendimentos na sociedade.

Este evento tem por finalidade contribuir com uma análise crítica ao programa “Minha Casa Minha Vida” na procura de alternativas de integração urbanística, de dignificação social, de racionalidade construtiva, de qualificação arquitetônica e de respeito pela diversidade cultural, geográfica e climática do nosso país, objetivos que hoje estão aquém das possibilidades dessa iniciativa do Governo Federal.

 “As Casas como Cidades. As Cidades como Casas” Vilanova Artigas*

O evento será realizado em duas noites de palestras seguidas de debate, às 19 horas, na Sala Aloísio Magalhães, Fundaj – Derby:

16 de Maio_A casa brasileira e a cidade

Débora Cavalcanti (AL) :  Habitação popular e as cidades nordestinas: reflexões, experiências e desafios.

Marco Suassuna (PB) : Reflexão comparativa e propositiva em habitação de interesse social.

Demóstenes Moraes (PE) : A produção social do habitat: limites, possibilidades e desafios.

 

17 de Maio_O projeto da casa brasileira

Luciano Medina (PE) : A habitação desenha a cidade: Experiências do concurso CAIXA/IAB

Maria Reynaldo (PE) : O Selo Casa Azul de Sustentabilidade Ambiental da Caixa Econômica Federal”

Roberto Braga (PB) :  Habitabilidade sem medo

O evento será gratuito e aberto a todos os interessados.

 

*texto publicado originalmente no catálogo da IX Bienal de São Paulo, reproduzido na revista Acrópole, no. 368, São Paulo, dezembro de 1969 e republicado no livro Caminhos da Arquitetura – Vilanova Artigas  -  1981)

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Simpósio “O Desenho da Casa Brasileira" no IAB- PE / Recife - Pernambuco" 10 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-47944/simposio-o-desenho-da-casa-brasileira-no-iab-pe-recife-pernambuco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.