Campanha para salvar o último edifício de Le Corbusier no Iraque

Se trata de um ginásio em Bagdad descoberto por um investigador francês. Foi construído em 1982, 17 anos depois da morte do arquiteto.

Este maciço de concreto a leste da capital deu abrigo a gerações de esportistas iraquianos, contudo, durante a guerra com os EUA o espaço foi utilizado por tropas americanas e permaneceu vazio desde aquele momento.

Quase nada se conhecia deste edifício até que a investigadora Cecilia Pieri junto ao Instituto Francês do Oriente Médio, descobriram sua procedência enquanto trabalhavam em uma tese de arquitetura moderna em Bagdad. Agora uniram forças com a Fundação Le Corbusier, a Universidade de Bagdad, a Unesco e a Embaixada da França, para dar conhecimento a situação difícil em que se encontro o edifício, através de um livro e uma conferência.

Um plano de renovação estava em andamento por um ano, mas muitas das características originais do edifício estavam seriamente comprometidas por adições posteriores como forro falso.

Foi encarregado em 1957 como parte de uma cidade olímpica que nunca chegou a ser realizada. Le Corbusier visitou a cidade aquele ano e produziu 500 desenhos da ideia. Mas para seu espanto, o projeto foi abandonado depois da revolução no ano seguinte.

Foi construído em 1982 em tempos de Saddam Hussein, 17 anos depois da morte do arquiteto e inspecionado por um dos associados, Georges Marc Présenté.

Via BD Online

 

Sobre este autor
Cita: Leonardo Márquez. "Campanha para salvar o último edifício de Le Corbusier no Iraque" 03 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-46944/campanha-para-salvar-o-ultimo-edificio-de-le-corbusier-no-iraque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.