Casa Son Vida / tec Architecture & Marcel Wanders Studio

Enquanto Maiorca tem sido o destino preferido dos turistas que buscam sol, praia e festas, hoje, a ilha espanhola está prestes a conquistar a atenção para um caráter diferente. A Cosmopolitan Estates Ltd. (Comospolitan), uma nova empresa de investimento imobiliário que projeta e desenvolve residências e resorts de alto padrão, luxuosas e sustentáveis pela Europa e Ásia, está orgulhosa em anunciar a conclusão da Casa Son Vida 1, uma residência de luxo localizada próximo a Palma, na exclusiva comunidade de Son Vida.

© Gaelle Le Boulicaul

O primeiro dos seis projetos previstos para a ilha, a Casa Son Vida 1 é uma sugestão do que está por vir da empresa Cosmopolitan. Apresentando-se como uma expressão do novo padrão do design inovador que se enviesa mais para o futurista do que para o nostálgico, a Casa Son Vida chamará a atenção do design internacional com sua sofisticação e vitalidade, tornando Malllorca em um novo destino para aqueles que buscam a inspiração e a exploração do design.

© Gaelle Le Boulicaul

“Enquanto Maiorca é inegavelmente deslumbrante, sentimos que havia um vazio no mercado,” explica o presidente da Cosmopolitan, Michael Rimbeck. “A maior propriedade da ilha é previsível e inevitavelmente o Mediterrâneo. Gostaríamos de oferecer um número ascendente de compradores jovens, inovadores e aventureiros que são atraídos para a ilha por uma alternativa mais ousada e evocativa. Este é nosso maior objetivo, criar espaços que inspiram e evocam. A Casa Son Vida 1 age exatamente desta forma e nossos projetos futuros só a elevarão ao próximo nível.”

© Gaelle Le Boulicaul

Tal como acontece em todos os projetos da Cosmopolitan, uma rede de arquitetos e designers reconhecidos mundialmente são reunidos para completar o projeto. As sedes de Los Angeles e da Suíça do tec architecture (tec), o globalmente renomado escritório de design, famoso por sua marca distinta de arquitetura do “terceiro milênio”, foi chamado para transformar a moradia de uma estrutura comum semi-mediterrânea em algo totalmente diferente.

© Gaelle Le Boulicaul

“A Casa Son Vida 1 busca redefinir a noção de casa de luxo, redirecionando todos os paradigmas de esplendor para uma expressão mais contemporânea e inovadora da arquitetura e da tecnologia,” explica Sebastian Knorr, co-fundador do tec e coordenador do projeto. “O projeto tensiona o envelope em todas as direções e sentidos; é altamente sustentável, basicamente não-convencional, proporcionando uma inédita sensação de espaço e lugar, explorando as novas tecnologias construtivas e entrando em um diálogo crítico com as construções de caixas decoradas de sua vizinhança. A Casa Son Vida 1 é inevitavelmente exuberante e ultrajante de modo não perturbador.”

© Gaelle Le Boulicaul

Localizada à aproximadamente 15 minutos, ao exterior de Palma de Maiorca, em uma comunidade exclusiva chamada Son Vida, a homonimamente nomeada Casa é um exemplo de desenho poético em movimento. A residência de 790 metros quadrados transgride as restrições do terreno e do contexto, redefinindo a arquitetura luxuosa como se se caracterizasse de forma contrária aos estilos tradicionais e prolíficos do Mediterrâneo e da Toscana encontrados na ilha. Este ato de rebeldia é realizado pela criação de toda uma nova estrutura que irrompe inesperadamente das paredes da casa mediterrânea existente.

© Marcel Wanders Studio

A nova estrutura se torna uma forma marcante e curvada que foge completamente das definições convencionais. A ideia é que as duas partes coexistam como entidades separadas, reunidas abruptamente e, então, separadas literalmente uma da outra. A interação sugere um encontro casual, relacionando-se com a justaposição marcante e deliberada de dois elementos. A nova estrutura poderia até ser comparada a uma nave espacial futurística que claramente pousa em uma típica casa de Maiorca.

© Marcel Wanders Studio

O escritório Marcel Wanders Studio em Amsterdã foi escolhido para o design do interior, completando o primeiro projeto residencial do fenômeno internacional do design. Com sua marca perspicaz e seu estilo, Wanders apresenta o interior com mobiliários de designers famosos e acabamentos refinados.

© Gaelle Le Boulicaul

Com a segunda casa completa, mais duas estão prestes a abrir caminho e outras duas estão em desenvolvimento, a Cosmopolitan está inspirando um desenho revolucionário para a ilha. Preparada para um renascimento do design, a Son Vida está no caminho de estabelecer-se como uma comunidade arquitetônica inovadora, colocando Maiorca no mapa global do design para os próximos anos.

Planta 2

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:tec Architecture & Marcel Wanders Studio
  • Ano: 2009
  • Área construída: 790 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Palma de Maiorca, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: tec Architecture
  2. Interiores: Marcel Wanders Studio
  3. Empreendedor: Cosmopolitan Estates

 

 

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Casa Son Vida / tec Architecture & Marcel Wanders Studio" 30 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-45981/casa-son-vida-tec-architecture-e-marcel-wanders-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.