Casa na Barra da Tijuca / Progetto

 

A casa foi desenvolvida num formato de “L”, dividida em dois blocos, o menor abrigando somente atividades recreativas, e dando suporte para as atividades ao ar livre, (chuveiros da piscina, churrasco, SPA, ginástica).

Na entrada, um pequeno pátio leva o visitante à monumental porta de dois andares. Um hall social liga visualmente e espacialmente, térreo e primeiro andar e é impossível perder o jardim dos fundos.

Cortesia Progetto

A ideia principal do arquiteto foi tirar proveito do clima quente do Rio de Janeiro que permite que se aproveite todo o ano ao ar livre. O térreo é completamente aberto para o pátio dos fundos, misturando áreas sócias com atividades recreativas, interno e externo, em um único ambiente.

Cortesia Progetto

O plano interno da casa principal está organizado em dois andares e um subsolo. No piso térreo, no lado direito, sala de estar, sala de cinema, escritório (indo das áreas sociais para as privadas – a partir do fundo para a entrada). A esquerda, a mesma ideia: sala de jantar, cozinha, lavanderia e área de serviço.

Planta 1

No primeiro andar, estão localizados os quartos e uma pequena sala de tv. O eixo principal constituído pelo hall de entrada divide as quatro suítes das crianças da suíte do casal.

Planta 2

Finalmente, no subsolo, está a garage, áreas técnicas (eletricidade, ar condicionado, etc) despensa e adega. Os materiais usados no exterior: madeira (paredes externas e porta principal), pedra no piso e tinta branca nas paredes. No interior, no térreo, pedra no piso (a mesma da área externa) nas áreas sociais e cerâmica nas áreas de serviço. Tinta branca nas paredes e creme nas áreas de serviço.

Cortesia Progetto

No primeiro andar, madeira no piso, tinta branca nas paredes e tetos e pedras nos banheiros. Para a garagem, piso de cimento e cerâmica nas paredes (pedra e tinta branca somente na adega).

Cortesia Progetto

A cobertura com telhas brancas foi uma exigência do cliente e a opção por grandes beirais foi uma opção de conforto, uma vez que tanto a chuva como o sol são muito fortes nesta parte do planeta. A ideia de ter um telhado verde no bloco menor tem muito a ver com estética, devido às vistas a partir dos quartos.

Cortesia Progetto

 

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Gisele Taranto e Izabela Lessa – Progetto Arquitetura e Interiores

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Márquez. "Casa na Barra da Tijuca / Progetto" 27 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-45678/casa-na-barra-da-tijuca-progetto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.