Sede do Departamento da Saúde Basco em Bilbao / Coll-Barreu Arquitectos

© Aleix Bagué

O lote localiza-se no cruzamento das duas ruas mais importantes de Ensanche (1862) em Bilbao. As leis restritas de zoneamento urbano força o projeto a reproduzir a tipologia do edifício existente, reduzir a cobertura, chanfrar os cantos e erguer uma torre. O edifício agrupa as conexões verticais e os serviços gerais em um núcleo, um prisma próximo à parede divisória que atende aos sete pisos livres para os escritórios.

Esquema
Planta pavimento 1

Acima destes, existem mais dois pavimentos para usos institucionais e representativos. A sala de reunião é posicionada no topo do edifício, fazendo parte da torre. Contrário a esta situação, o auditório e suas salas de apoio estão dispostos no porão. Abaixo de todo este conjunto, há ainda mais três pavimentos usados apenas para o estacionamento dos funcionários.

© Aleix Bagué

Uma fachada dupla resolve não apenas as regulamentações de zoneamento como também soluciona questões energéticas, de resistência ao fogo e isolamento acústico. Este plano duplo não é apenas um envelope, mas um volume entre Bilbao e o espaço interno. Este elemento permite que o edifício respire.

© Aleix Bagué

Por outro lado, esta superfície em dobras produz diversas vistas da cidade e muda sua aparência dependendo do ponto de vista, do horário e da estação. Seu objetivo é introduzir a mutabilidade, o espírito dinâmico da cidade.

© Aleix Bagué
Corte 2

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Coll-Barreu Arquitectos – Juan Coll-Barreu & Daniel Gutiérrez Zarxa
  2. Localização: Bilbao, Espanha
  3. Colaboradores: Fernando de la Maza, Jorge Bilbao, Pablo Castro, Gorka García
  4. Ano de construção: 2004-2008
  5. Área construída: 9.200m²
  6. Custo: 12.935,436 euros (17,9 milhões de dólares)
  7. Estrutura: Mintegia y Bilbao
  8. Consultor elétrico: ndotec
  9. Segurança: Tesysal

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Sede do Departamento da Saúde Basco em Bilbao / Coll-Barreu Arquitectos " 27 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-45537/sede-do-departamento-da-saude-basco-em-bilbao-coll-barreu-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.