Casa A+B / buerger katsota architects

O projeto tem como objetivo responder às diferentes necessidades de duas famílias em férias. O único volume é dividido em outros pequenos elementos, diferentes na altura e tamanho, e colocados livremente, mas relacionando-se, e resultando num conjunto. O conjunto está sobre uma pedra sólida e uma plataforma de concreto, 80 cm acima de um campo agrícola, imediatamente adjacente ao mar.

Axonométrica

O terreno oferece vistas espetaculares à baía, o mar e ilha de Naxos. O conjunto situado na zona edificável designada pelas leis de planejamento, busca aproveitar as vistas e orientar todos seus espaços internos, a sombra até o mar e a espetacular paisagem do entorno.

© Dimitris Kalapodas

Visto do mar, o conjunto é uma coleção de volumes individuais que constituem um acordo unificado no horizonte de um dossel. Deslocado até a plataforma no primeiro nível, o dossel translúcido (16m x52m) está em balanço a partir dos volumes, delimitando mais de 500m2 de espaços de sombra e oferecendo inúmeras possibilidades de apropriação ao ar livre. A transformação dos volumes cria uma variedade de nichos, extrusões e espaços alcançando uma plasticidade da forma, no entanto, uma arquitetura coesa, tanto no interior e no exterior –que reflete, respeita e responde à arquitetura das Cícladas.

© Dimitris Kalapodas

Esta disposição permite mudar a definição de vários espaços ao ar livre e salas, incluindo terraços para o café-da-manhã com cozinhas ao ar livre, um terraço com uma churrasqueira, e outro para projeções pela noite. Quanto aos interiores, os espaços privados, como as unidades úmidas e áreas de descanso, são acomodadas nos volumes, enquanto que o “público”; zonas de estar de cada habitação são alojadas em seus espaços intermediários, como extensões da natureza.

© Dimitris Kalapodas

Pensando em proporcionar um sentido de continuidade à arquitetura tradicional das Ilhas Cícladas, os volumes são perfurados por aberturas que pegam todo o pé-direito, enquanto que as áreas intersticiais de estar têm grandes janelas panorâmicas, que se estendem em toda largura do espaço e dispõem de todas as vistas que abarcam. Os espaços simples e tranquilos permitem que a paisagem forme uma poderosa presença, vista através das aberturas do jardim posterior, do interior até a praia e o mar. Na parte superior dos espaços intersticiais, dois grandes terraços oferecem outra série de vistas panorâmicas, não só até o mar, mas também até as colinas circundantes.

© Dimitris Kalapodas

Projetando uma habitação de férias, são necessárias estratégias climáticas sensíveis e sensitivas, com o objetivo de se tirar vantagem do clima particular e das condições ambientais definidas por um inverno geralmente leve, abundante de sol durante todo o ano, uma forte radiação solar durante os meses de verão, altas temperaturas e uma curta época de chuvas, especialmente durante as férias. O extenso pavilhão translúcido atua como um grande moderador climático, entregando áreas de sombra confortáveis para o uso durante todo o dia, especialmente durante o verão.

© Dimitris Kalapodas

O complexo de edifícios por estar bem isolado externamente, com suas superfícies de vidro protegidas da luz solar direta, e estar muito bem conectado através de suas fundações a uma massa térmica constante do solo, evita o superaquecimento durante o verão, e assim evitando-se a necessidade de ar condicionado ou refrigeração mecânica. O sistema de calefação é baseado em um painel solar/caldeira de água quente, que fornece água quente e calefação através do aquecedor solar, com um consumo eficiente e de baixa dependência de combustíveis fósseis.

Planta pavimento térreo

Quanto a gestão da água, são colocados em prática dois sistemas de reciclagem para o fornecimento de água para irrigação. O primeiro recolhe todas as águas residuais e a trata através de uma série de avançados tanques de sedimentação, enquanto o segundo recolhe água da chuva em um tanque de 300m3 integrado à plataforma. O projeto paisagístico foi cuidadosamente desenvolvido para usar a água recolhida anualmente, sem depender de abastecimentos adicionais.

Planta pavimento 1
Fachadas

Ficha técnica:

  • Arquitetos:buerger katsota architects
  • Ano: 2010
  • Área construída: 430 m²
  • Área do terreno: 9500 m²
  • Endereço: Santa Maria Paros Grécia
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Santa Maria, Paros, Grécia
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: buerger katsota architects
  2. Equipe: Stephan Buerger, Demetra Katsota, Tassos Govatsos, Anna Karagianni, Mladen Stamenic
  3. Consultores: Panagiotis Panagotopoulos (structural engineering), D P Kryfos OE (mechanical and electrical engineering),Scape (landscape design)
  1. Consumo de Energia: 28.3 kWh/(m²a)

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Casa A+B / buerger katsota architects" 24 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-45250/casa-a-mais-b-buerger-katsota-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.