Casa Piracicaba / Isay Weinfeld

Esta é uma casa de refúgio erguido na cidade de Piracicaba, 250 km longe deSão Paulo. Ele se destina a servir como um ponto de encontro de uma família cujos membros estão espalhados por várias cidades do estado.

Cortesia de Isay Weinfeld

O terreno de 2 mil m² resultou da união de dois terrenos de canto de quadra num condomínio fechado.Não só a posição da casa toma em conta o contorno inclinado do terreno, mas também a sua orientação (Norte), como para fornecer os quartos e áreas sociais com a melhor luz do sol possível.

Implantação

A distribuição em 3 pisos dispostos em eixos perpendiculares permite o deslocamento da terra para ser superada naturalmente, e torna o jardim acessível a partir de qualquer tipo de piso:

O terreno inferior, semi subterrâneo e posicionado no nível mais baixo da terra, paralela às linhas de contorno, abriga as áreas de armazenamento, a sala de mecânica e garagem - que ergue-se sobre pilares de grade.

Cortesia de Isay Weinfeld

O piso térreo, definido como um L e acessível da rua através de uma rampa em forma de S, abriga as áreas de serviço e sala de estar / jantar - esta última, totalmente envolta em vidro, de um lado tem vista para a parte de trás do terreno e se funde com o deck da piscina através de amplas portas de correr; do outro lado, é protegido do sol e isolado da rua por um pára-sol longo, feito de grandes lajes de concreto, verticais colocados de forma irregular ao longo da fachada inteira.

Cortesia de Isay Weinfeld

O piso superior, um volume que se estende perpendicularmente ao contorno do solo e que, em uma extremidade, fica em balanço para a rua, e na outra é posicionada na maior cota do terreno, abriga os quartos e o DEN – a última abertura em um grande deck de madeira, construída sobre a laje do teto sobre a sala de estar /jantar.

Cortesia de Isay Weinfeld

A piscina é confortável no canto do ”L” formado pelas áreas social e de serviço, e a inclinação crescente para as seções mais altas do terreno.

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Isay Weinfeld
  • Ano: 2010
  • Área construída: 1000 m²
  • Área do terreno: 2000 m²
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro
  • Estrutura: Concreto e Pedra
  • Localização: Piracicaba, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquiteto: Isay Weinfeld

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Márquez. "Casa Piracicaba / Isay Weinfeld" 24 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-45094/casa-piracicaba-isay-weinfeld> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.