Pavilhão Esportes de Linares / Canvas Arquitectos

© Cortesia Canvas Arquitectos

O projeto do pavilhão responde à singular presença que o terreno possui no entorno, e por isso o cuidado com a intervenção para favorecer sua inclusão na paisagem. As relações entre as peças que compõem o conjunto conformam uma sequencia compositiva.

© Cortesia Canvas Arquitectos

O volume principal do poliesportivo é uma peça de concreto e policarbonato que se funde com o terreno e que abriga a pista poliesportiva de 30x45m. Junto a este é situado um volume cego de concreto, mais baixo, e que acolhe o programa de apoio à pista (vestiários de equipes, administração, enfermaria, vestiários de árbitros, depósito e instalações).

© Cortesia Canvas Arquitectos

A ventilação e iluminação destas dependências são produzidas por meio de pátios interiores que, por sua vez, servem como elementos de transição com a pista. Sobre o volume principal é apoiada a peça do ginásio, que voa sobre ele, convertendo-se em um mirante que dirige suas vistas ao campus. Seu fechamento é resolvido por uma parede cortina protegida por uma malha de aço inoxidável esticada que filtra os raios solares.

© Cortesia Canvas Arquitectos

Atrás do ginásio está uma grande cobertura com acabamento vegetal e pavimento suspenso de madeira que serve como lugar de espairecimento e prolongação exterior do ginásio. A cobertura dobra-se em um dos seus extremos, protegendo e marcando o acesso, que acontece mediante uma escada-rampa, este gesto se converte no protagonista da fachada oeste do edifício. Como elemento singular foi colocado um elevador panorâmico que conecta os diferentes níveis do pavilhão e que garante a acessibilidade.

Corte 2

A edificação adapta-se com naturalidade à caída do terreno, e assim o acesso principal é colocado na zona mais alta através de uma rampa entrincheirada que corre na fachada norte. Na mesma fachada e aproveitando o desnível do terreno é produzido um segundo acesso às arquibancadas. Com acesso desde a pista e em todo o lado sul do edifício foram projetadas portas de correr motorizadas que permitem integrar e comunicar a pista com uma plataforma exterior pavimentada de concreto.

Planta pavimento 2

Estruturalmente o edifício é composto por paredes de concreto armado, grandes vigas metálicas na borda da cobertura da pista, vigas treliçadas no volume do ginásio e chapas de aço. O revestimento do interior do pavilhão é realizado com uma base sintética com acabamento em poliuretano e painéis de fibra de madeira nos paramentos verticais. Estes dão qualidade e conforto acústico às pistas.

© Cortesia Canvas Arquitectos

No projeto de urbanização buscou-se respeitar ao máximo a topografia prévia do terreno e intervir com sutileza, procurando uma manutenção reduzida. O acesso recebe uma plataforma que abriga o estacionamento e uma zona de estância sombreada por um grupo de tília, lugar de chegada ao complexo e arranque do caminho de pedestre que serve de acesso ao pavilhão.

© Cortesia Canvas Arquitectos

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Canvas Arquitectos
  • Ano: 2010
  • Área construída: 2500 m²
  • Endereço: Linares Jaén Espanha
  • Tipo de projeto: Esportivo
  • Status:Construído
  • Materialidade: Tijolo e Vidro
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Linares, Jaén, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Canvas Arquitectos (Gádor de Carvajal, Juan Casariego Córdova, Juan Vicente García y Pablo Núñez Paz)
  2. Arquitetos Colaboradores: José Riesco Urrejola, Francisca Rivera Palma, Íñigo Pericacho Sánchez, Carmen Figueiras Lorenzo, Jesús Domínguez Miñambres, Claudia Henao Ocampo, Ana Rodríguez Pando y Jaime Pérez Linares.
  1. Cliente: Conselho da Andaluzia / Prefeitura de Linares / Universidade de Jaén

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Pavilhão Esportes de Linares / Canvas Arquitectos" 23 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-44700/pavilhao-esportes-de-linares-canvas-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.