THE SHARE / ReBITA

Os moradores escrevem sobre o mapa para compartilhar informações úteis pelo edifício. Este “mapa compartilhado” (“share map”) consiste em folhas de papel coladas em placas metálicas. A escada horizontal é fixada ao longo da viga, podendo ser utilizada não apenas para exercícios como também de suporte para um cenário de exibição.

© ReBITA

A parede em verde pálido próxima a mesa de jantar é uma grande lousa. As caixas em formato de balões e setas são recipientes para giz, fixadas à lousa por imãs. Essas enfatizam as mensagens e ilustrações realizadas sobre a parede.

© ReBITA

O símbolo da planta do ambiente é desenhado sobre a lousa. As fotos dos moradores serão coladas em suas células. É o modo mais simples de conhecer uns aos outros. A parede branca pode ser reconhecida como um grande quadro por um artista. O hall do sexto pavimento é aberto para um dos quadros. Foram desenhadas partes de ‘Share Life’ diretamente sobre a parede.

© ReBITA

Apesar de existir apenas um lavatório no quarto privado, os moradores podem utilizar ótimas instalações compartilhadas. Cozinha, lavanderia e duchas… todas elas são difíceis de serem controladas por uma pessoa só. Na ‘THE SHARE library” (“biblioteca compartilhada”), os livros são liberados para leitura apenas para os moradores. A seção de livros selecionados estava pronta antes, porém sua prateleira comporta mais “livros compartilhados” dedicados a eles.

© ReBITA

A sala anfiteatro isolada acusticamente pode ser usada por todos os moradores e funcionários deste edifício. Este ambiente é usado para assistir filmes, exercitar-se e tocar algum instrumento.

© ReBITA

Já para o cenário dos negócios, o espaço pode ser um ótimo ambiente para apresentações. Em meio à cidade saturada, havia uma vista impressionante a partir da cobertura. Logo, instalamos um deck de madeira e vegetação com o intuito de transformar o espaço em um jardim comunitário, no qual os moradores podem descansar ou até dar uma festa se o tempo estiver bom.

© ReBITA

O terraço para fumantes é localizado em uma parte menor da cobertura. Este ambiente proporciona um ótimo espaço de relaxamento para os que fumam.

© ReBITA

Este edifício de seis pavimentos que funcionava como dormitório, construído há 48 anos em Harajuku, Tóquio, foi agora convertido em um complexo compartilhado. Harajuku é conhecida como a vanguarda das tendências de moda e culturais japonesas.

© ReBITA

O piso térreo é ocupado por lojas comerciais, café e restaurante, vestiário, hall de eventos e uma estação de rádio. O segundo piso é usado por pequenos escritórios e um espaço de trabalho comum. O restante dos pavimentos são apartamentos no estilo compartilhado, possuindo apenas um lavatório em cada quarto individual, porém proporcionando aos moradores instalações comuns e amplo espaço de estar.

Planta Térreo

Mais de 300 metros quadrados de área comum localizada no último pavimento são abertos a todos os moradores e funcionários dos escritórios. Neste espaço há salão, sala de jantar, cozinha, anfiteatro, biblioteca particular e área de estar. A cobertura chamada de jardim comunitário e o terraço para fumantes são um ótimo lugar de escape da vida habitual.

Planta de Cobertura

É fácil imaginar, pois aqui é Harajuku, muitos gêneros de pessoas talentosas são reunidos para morarem no THE SHARE, formando uma excelente comunidade. Elas dividem não só o espaço, mas também informações valiosas e tempo.

© ReBITA

O projeto de THE SHARE busca motivar a comunicação. Utilizando o concreto bruto e antigo como uma chave que dá tom ao projeto do interior, coordenamo-lo com madeira, tom acinzentado, metal revestido em preto e mobiliário vintage. O espaço composto por estes materiais transforma-se em uma atmosfera aconchegante que estimula a comunicação espontaneamente.

© ReBITA

Desta forma, novas ideias serão incubadas neste local. Esperamos que THE SHARE se torne uma vanguarda de cultura e tendências de Harajuku.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:TReBITA
  • Ano: 2012
  • Área construída: 3156 m²
  • Endereço: Shibuya Tóquio Japão
  • Tipo de projeto: Uso Misto
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Shibuya, Tóquio, Japão
  • Implantação no terreno: Adossado à 1 divisa

Equipe:

  1. Arquitetos: ReBITA – Tsukasa Ono (ReBITA), Kento Horiuchi (Zycc), Kenji Hashimoto (Zycc)


Informação Complementar:

  1. Administração e construção: Zycc Corporation, Satohide Corporation
  1. Texto original em inglês cortesia dos autores.

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Fernanda Britto. "THE SHARE / ReBITA" 21 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-44605/the-share-rebita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.