Casa na Praia do Felix / Vidal & Sant’Anna

© Fran Parente

Desde a concepção inicial, o projeto foi tratado como uma “caixa” a ser implantada em áreas de preservação em uma região de declive da Serra do Mar na Praia do Felix. Com o intuito de preservar ao máximo as condições ambientais, o projeto estabelece o princípio de mimetismo total com a natureza, para não ser percebida externamente.

© Fran Parente

O projeto opta por circulações por meio de escadas externas e escolhe separar a parte social da parte de serviços, sendo a última localizada perpendicular ao declive a partir da área íntima posicionada ao longo do declive abaixo do nível do solo. De forma muito leve, a residência, construída com madeira de preservação e vidro, explora os ambientes pequenos e mínimos para responder às necessidades sem perder o senso de sustentabilidade.

© Fran Parente
Axonômetria

Com três quartos, uma sala social, dois banheiros, uma sala de estar, toalete, cozinha, área de serviço e um amplo terraço, a casa de 155m² de área construída é implantada perpendicular ao perfil do terreno, preservando as características do solo e a vegetação rasteira original. Com ventilação cruzada e colchões de ar na cobertura / decks, o conforto térmico é garantido sem que sejam necessários equipamentos para o controle da temperatura. A rigidez na forma de execução da obra assegurou o compromisso selado pelos proprietários em conservar e preservar a área. Hoje, a casa é proeminente em meio aos habitantes da Praia do Felix, embora não seja percebida devido a sua localização na densa floresta.

Fachada 3

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Vidal & Sant’Anna
  • Ano:
  • Endereço: Praia do Felix Ubatuba Brasil
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Praia do Felix, Ubatuba, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado
  1. Carpinteria: Carpinteria Estruturas de Madeira

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Casa na Praia do Felix / Vidal & Sant’Anna" 18 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-44190/casa-na-praia-do-felix-vidal-e-santanna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.