A Cidade da Cultura / Eisenman Architects

 

A Cidade da Cultura é um novo centro cultural para a província da Galícia, no noroeste da Espanha. Seu projeto vem da sobreposição de três grupos de informação. Primeiro, a planta da rua do centro medieval de Santiago de Compostela está projetado sobre do plano topográfico do terreno elevado, que olha a cidade. Segundo, uma grelha cartesiana foi projetada sobre estas rotas medievais. Terceiro, através de um software de modelação computacional, a topografia da encosta permite distorcer duas geometrias planas, que geram uma área topológica que reposiciona o velho e o novo em uma matriz simultânea nunca antes vista.

© Duccio Malagamba

O centro original de Santiago conforma um urbanismo figura/terreno no qual os edifícios são a figura, o sólido, e a ruas são residuais, os espaços vazios. Através desta operação de mapeamento, o projeto emerge como uma superfície curvada que não é uma figura nem terreno, mas sim ambos ao mesmo tempo, que substitui o urbanismo da antiga cidade. O passado medieval de Santiago é mostrado não como uma forma de representação nostálgica, mas sim como uma nova presença familiar encontrada em uma nova forma.

© Duccio Malagamba

Os seis edifícios do projeto estão concebidos como três pares: o Museu da Galícia e o Centro de Arte Internacional; o Centro de Música e Artes Cênicas e o edifício de Centro de Serviços; e a Biblioteca de Galícia e o Arquivo Galego. As experiências dos visitantes de qualquer edifício serão afetadas por sua relação com seu companheiro imediato. Os caminhos, ou ruas de pedestres, entre os edifícios, também são abertos a uma praça pública, que está rodeada pelos seis edifícios e tem elementos de água e paisagem. O maior edifício é do Teatro de Artes Cênicas, que chega aos 42,5m de altura. A altura de todos os edifícios é levantada em curvas sutis que parecem reconstruir a forma de cima da colina com suas linhas de tetos em conjunto, as que estão todas revestidas em pedra e “marcadas” com a grelha que informa o desenho do terreno.

© Duccio Malagamba

A Biblioteca da Galícia e o Arquivo Galego abriu suas portas em 11 de janeiro de 2011, durante uma cerimonia presidida pelo Príncipe e a Princesa de Asturias. A Biblioteca de 17.372m2 terá mais de um milhão de livros em estantes abertas, arquivos de livros raros, e adegassem vários níveis. O Arquivo de 14.149m2 inclui espaços para investigação e exibição. Tanto a Biblioteca como o Arquivo estão revestidos em quartzito e sustentam paredes cortina. Os edifícios do museu e a administração foram abertos no outono de 2011.

© Duccio Malagamba

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Eisenman Architects
  • Ano: 2011
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Santiago de Compostela, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Eisenman Architects
  2. Arquiteto técnico: Andres Perea Ortega e euroestudios
  1. Cliente: Fundação Cidade da Cultura de Galicia

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "A Cidade da Cultura / Eisenman Architects" 19 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-44001/a-cidade-da-cultura-eisenman-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.