Conversão do Posto de Gasolina de Mies van der Rohe / Les Architectes FABG

 

A Ilha da Freira faz parte do arquipélago Hochelaga, localizado imediatamente a sudoeste de Montreal. Sua urbanização seguiu a abertura da ponte Champlain em 1962, sob um plano ambicioso realizado por Metropolitan Structures, uma gigante do ramo imobiliário que havia construído vários projetos em Chicago com a colaboração de Mies van der Rohe. A nova comunidade incluiu três prédios altos de apartamentos projetados pelo escritório de Mies, e isso levou, em 1966, a uma comissão da Standart Oil a projetar um protótipo de posto de gasolina.

© Steve Montpetit

O posto consiste de dois volumes distintos, um para a manutenção de carros e o outro para vendas, com uma ilha central da bomba coberta por um telhado de aço baixo que unifica a composição. As vigas e colunas foram feitas de chapas de aço soladas e pintadas de preto, que contrastam com o deck de aço esmaltado branco e tubos fluorescentes crus. Ao longo dos anos, os interiores foram modificados para incorporar uma lavagem de carro do lado das vendas, os acabamentos, construídos em mobiliário e equipamentos embutidos, e outros equipamentos foram substituídos e as bombas personalizadas removidas.

© Steve Montpetit

Deixou de ser operado comercialmente em 2008 e a cidade de Montreal o listou como um edifício histórico em 2009, antes de iniciar o projeto de um centro de atividades sênior e para a juventude. Este programa simples requer um espaço aberto para cada grupo a se reunir e participar de atividades comunitárias. O grupo sênior ocupa o maior volume para o benefício dos seus sessenta membros que jogam bridge, preparam as refeições comunais, dançam ou convidam palestrantes. Cadeiras e mesas empilháveis ​​permitem múltiplas configurações da sala.

© Steve Montpetit

O grupo mais jovem ocupa o menor volume. Os adolescentes encontram-se lá diariamente para jogar, ouvir música, organizar festas e eventos sob a supervisão de educadores. A primeira tarefa arquitetônica foi meticulosamente restaurar as faces externas do edifício através da desmontagem e reparação da parede de cortina corroída, refazendo os trabalhos em tijolo e pintura da estrutura. A segunda tarefa arquitetônico foi desenvolver estratégias para as novas necessidades mecânicas e eléctricas que não afetam a integridade dos valores do património.

© Steve Montpetit

Nós escolhemos implementar soluções provenientes do campo do desenvolvimento sustentável de pesquisa para alcançar esse objetivo. Os novos poços geotérmicos sob o asfalto em torno do edifício fornecem a maior parte da energia necessária para operar o edifício, mas eles também diminuem radicalmente o tamanho do equipamento e eliminam a necessidade de uma torre de resfriamento no telhado do edifício. As novas bombas de combustível de aço inoxidável estão no ar no fato de tirar e levar para fora os dispositivos que estão ligados por dutos subterrâneos para o sistema de HVAC.

© Steve Montpetit

Eles substituem as grelhas que teria de instalar no edifício e esta solução contribui para o pré-resfriamento ou aquecimento do ar fresco admitido, o efeito do poço canadense. A terceira tarefa foi radicalizar o prédio com as novas intervenções, a fim de salientar as suas qualidades inerentes e os valores essenciais que ela encarna. A unidade formal e a simplicidade são reforçadas, tornando tudo preto (lado adolescentes) ou branco (lado anciãos).

© Steve Montpetit

A força do telhado como um dispositivo de unificação é reforçada, usando o mesmo ritmo de iluminação fluorescente linear para os espaços interiores (tubos T-5 dimerizados). A transparência é aumentada através da abertura completa da vista a partir de uma extremidade para a outra no eixo longo e usando vidros baixo teor de ferro.

© Steve Montpetit

Usos e funções específicas foram integrados em unidades autônomas construídas que são formalmente silenciadas para dissimular as contingências da vida diária. O projeto não é sobre a restauração fiel de um monumento. É uma interpretação tentando tocar e comunicar a essência de uma visão artística formulada por alguém em resposta a um mundo que não é mais o mesmo. Músicos fazem isso todos os dias.

Material de publicação via v2com

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetura: Les Architectes FABG – Éric Gauthier
  2. Equipe de Projeto: Marc Paradis, Dominique Potvin, Jaime Lopez, Steve Montpetit

Informação Complementar:

  1. Engenheiros: Aecom
  2. Construtor: Norgéreq

 

  1. Cliente: Arrondissement de Verdun
  2. Custo: 1.4 M $
  3. Texto original em inglês cortesia dos autores

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Márquez. "Conversão do Posto de Gasolina de Mies van der Rohe / Les Architectes FABG" 17 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-43863/conversao-do-posto-de-gasolina-de-mies-van-der-rohe-les-architectes-fabg> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.