Escritório de Arquitetura em Martinez / Alric Galindez Arquitectos

Após anos de trabalho, decidimos enfrentar a construção de nosso próprio escritório.

O edifício está situado em uma esquina definida pelas ruas Catamarca e Caracas, em Martinez, Buenos Aires. Uma zona que atualmente está crescendo e se transformando, sendo antes era uma área que mantinha os cavalos prisioneiros, transformando-se em um ponto comercial, rodeado por escritórios e restaurantes modernos, bem no centro de San Isidro.

© Alric Galindez

As leis determinam alturas máximas e recuos mínimos a serem seguidos. Devido à situação de esquina, decidimos que o edifício deveria se comportar desta forma, criando um volume a partir de superfícies metálicas, com diversos descolamentos e situações em relação à esquina. A cobertura surge suavemente para permitir a entrada de luz natural, a planta superior do terraço tensiona-se em direção à esquina e o plano inferior abre uma de suas faces, gerando um pátio privado.

Corte 4

Decidimos trabalhar as folhas onduladas como um material expressivo, como um meio próprio de se ter a sensação da construção ou espaço de trabalho. Aplicar este material específico nos fez pensar em como trabalhar com ele, como poderíamos demonstrar o modo de como a “lata” começa a se abrir e de que forma os detalhes e os adendos seriam realizados. Desta maneira, a situação de esquina buscou ser resolvida e enfatizada com o conceito de “pele contínua”.

 

© Alric Galindez

Um espaço de trabalho fluido e contínuo foi a prioridade do projeto, podendo receber diversas disposições, sendo importante aqui sublinhar como a decisão da posição das áreas de serviço foram deixadas de lado.

© Alric Galindez

Consideramos como um tema pertinente a busca por um espaço coerente com a ideia de trabalho e profissão que temos, estimando ainda que os espaços externos sejam também áreas de trabalho e reflexão. Um tratamento especial foi dado ao caminho da entrada e à sua cobertura branca considerados como uma única parte que cria o acesso.

© Alric Galindez

Isso é também possível na parede divisória, pois seu baixo muro no limite do terreno permitiu que intervíssemos de modo simples e suave, introduzindo linhas esticadas de luz que proporcionam diversos efeitos que mudam durante o dia e à noite.

© Alric Galindez
© Alric Galindez

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Alric Galindez Arquitectos
  • Ano: 2008
  • Área construída: 245 m²
  • Endereço: Martinez Buenos Aires Argentina
  • Tipo de projeto: Empresarial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Martinez, Buenos Aires, Argentina
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Alric Galindez Arquitectos / Santiago Alric, Carlos Galindez, Federico Lloveras
  2. Colaboradores: Alfredo Quiroga, Sofía Peluffo, Joaquín Adot

 

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Escritório de Arquitetura em Martinez / Alric Galindez Arquitectos" 17 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-43816/escritorio-de-arquitetura-em-martinez-alric-galindez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.